Significado de stalker: o que é, conceito e definição

Escrito por mariana coutinho
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Significado de stalker: o que é, conceito e definição
Stalker quer dizer perseguidor (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

O termo "stalker" vem do inglês e pode ser traduzido como perseguidor. A palavra se refere de modo geral a qualquer pessoa que vigie outra, mas se difundiu na internet para definir usuários que colhem informações sobre a vida de alguém por meio das redes sociais. O "stalker" pode se tornar perigoso quando começa a importunar o vigiado ou mesmo a fazer ameaças.

Outras pessoas estão lendo

Como o stalker age?

O "stalker" pode agir de diversas formas. Alguns ficam apenas à espreita e vigiam os passos da pessoa por quem estão obcecados. Outros tentam amedrontar a "vítima", ameaçando-a anonimamente. Em casos extremos, o stalker pode até seguir a pessoa em suas atividades cotidianas e oferecer perigo físico. O termo é também muito usado para se referir a perseguidores de celebridades que são obcecados por seus ídolos a ponto de segui-los diariamente.

Significado de stalker: o que é, conceito e definição
O stalker pode ameaçar a vítima anonimamente (Comstock/Comstock/Getty Images)

O crime de perseguição

O termo "stalking" começou a ser usado na década de 1980 para se referir à perseguição de celebridades. Nos anos 1990 esse comportamento passou a ser criminalizado em casos graves. Nessa época, o estado da Califórnia, nos Estados Unidos, aprovou uma medida contra o stalking. Mais tarde, outros países, como Reino Unido, Canadá e Austrália, também criminalizaram a prática. O enquadramento ou não em stalking se baseia no sentimento da vítima em relação ao agressor. No Brasil, estuda-se tornar a perseguição um crime. A comissão de juristas do Senado aprovou em 2012 uma proposta para criminalizar o bullying e o stalking nas redes sociais. A pena variaria de quatro a sete anos de prisão. Para que a proposta se torne lei, ela precisa passar ainda pela aprovação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Significado de stalker: o que é, conceito e definição
Perseguição é crime em vários países (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Cyberstalking

Hoje, muitos stalkers usam as redes sociais tanto para obter informações sobre o "stalkeado" quanto para entrar em contato com ele anonimamente. Essa vigia por meio da internet é também chamada de cyberstalking. As vítimas agora não são apenas celebridades e pessoas públicas, mas qualquer um que desperte o interesse do perseguidor. Antes, as ameaças eram feitas por meio de cartas ou telefonemas. Com a internet, o stalker tem mais formas de se manter anônimo e com isso se torna mais perigoso. No entanto, há diversas maneiras de descobrir de onde as mensagens estão vindo e uma pessoa que se sentir ameaçada no espaço virtual deve procurar a polícia da mesma maneira que o faria se fosse ameaçada na rua.

Significado de stalker: o que é, conceito e definição
O cyberstalking é a perseguição nas redes sociais (Burke/Triolo Productions/Brand X Pictures/Getty Images)

Como se proteger de stalkers?

As redes sociais oferecem diversas opções de privacidade que podem proteger o usuário de stalkers. Configure suas contas para que suas atualizações sejam recebidas apenas por amigos. Não aceite contato na rede com pessoas que você não conhece ou não confia. Tome cuidado com aplicativos de geolocalização. Um stalker pode se aproveitar desse tipo de informação para descobrir por onde você anda e mapear sua rotina. Pense muito bem antes de publicar qualquer informação pessoal na internet. Lembre-se que ela ficará arquivada.

Significado de stalker: o que é, conceito e definição
Configure opções de privacidade para se manter longe de stalkers (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível