Saúde

Significados da sanguinária

Escrito por monica wachman Google | Traduzido por luiza g. brando
Significados da sanguinária

A seiva da sanguinária tem praticamente a mesma cor que este glóbulo vermelho

Image by Flickr.com, courtesy of Andrew Mason

A sanguinária (Sanguinaria canadensis) é nativa do leste dos Estados Unidos e do Canadá, mas pode ser encontrada até o Texas, no sudeste norte-americano. Ela faz parte da família das papoulas e também é conhecida por "sanguínea", "raiz vermelha de pucoon" e "pauson".

Outras pessoas estão lendo

Descrição

A sanguinária cresce em colônias e raramente alcança altura maior do que quinze centímetros. As flores são brancas, com o centro amarelo forte e têm de oito a dez pétalas longas e estreitas. Essas pétalas se abrem na aurora e se fecham no cair da noite. As grandes folhas arredondadas também se abrem ao nascer do sol e se enrolam em volta dos caules à noite.

Significado do nome

A sanguinária tem esse nome por causa da seiva vermelha que produz. O suco da planta se parece muito com sangue, em termos de cor e de consistência. As raízes também são de cor vermelho vivo. Em latim, "sanguinaria" significa "sangramento".

Planta do amor

Os homens da Ponca, uma tribo indígena dos Estados Unidos, cobriam as mãos com a seiva vermelha antes de visitar seus interesses românticos. Eles acreditavam que se segurassem a mão da mulher que amavam, ela diria sim.

Divinação

A seiva vermelha era misturada com gordura animal, para fazer um composto utilizado como pintura corporal, nas cerimônias e nas comemorações de guerra indígenas norte-americanas. Acreditava-se que a sanguinária podia ajudar as pessoas a verem o futuro.

Planta que cura

Embora a sanguinária deva ser utilizada com cuidado, ela tem usos medicinais. Os índios norte-americanos utilizavam-na em forma de chá, para tratar os males do pulmão e como emético. A seiva tinha uso tópico, para tratar micoses, eczemas e verrugas. Atualmente, ela é usada em pequenas quantidades em algumas pastas dentais, para tratar doenças da gengiva. Diz-se que a planta simboliza a cura, o crescimento e a força. Mais informações nas referências.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media