Mais
×

Símbolos meteorológicos básicos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A meteorologia refere-se à ciência que trata do estudo de fenômenos climáticos, incluindo a aplicação de conhecimentos de meteorologia para a previsão do tempo no futuro imediato e relatórios sobre o clima atual em áreas limitadas ou nas proximidades. O meteorologista da televisão tem um tempo limitado para transmitir as informações e conta com o uso de uma variedade de símbolos meteorológicos básicos, ajudando na transmissão da informação com o mínimo de palavras.

Símbolos como triângulos, setas e séries de linhas indicam as condições climáticas em um mapa meteorológico (SW Productions/Brand X Pictures/Getty Images)

Vento

Alguns símbolos meteorológicos lidam com o vento ou o movimento do ar. O mais básico desses símbolos é um pouco parecido com um boneco palito em posição sentada. Este símbolo é acompanhado de números escritos ao seu lado, indicando fatores como a velocidade do vento, em quilômetros por hora. Outro símbolo relacionado ao vento indica a presença de ventos nevados. Este símbolo usa duas setas retas e cruzadas.

Precipitação

A categoria de precipitação é responsável por um dos maiores números de símbolos meteorológicos básicos. Símbolos de tempo chuvoso incluem um triângulo, um conjunto de pontos ou uma combinação de triângulo e pontos. Os símbolos para neve são asteriscos em arranjos semelhantes aos pontos usados para a chuva. Para neve pesada, os símbolos meteorológicos são combinações de triângulos e asteriscos, com diferentes matizes para os triângulos, indicando a intensidade relativa. Meteorologistas indicam garoa com o símbolo apóstrofo em diferentes quantidades e formações de acordo com sua severidade. Símbolos de chuva ou chuvisco de granizo podem ser pontos ou apóstrofos com um símbolo acima, pelo meio dos pontos ou apóstrofos que parecem um "S" deitado de lado.

Tempestades

Meteorologistas também usam uma variedade de diferentes símbolos para indicar diferentes tipos de tempestades. Símbolos de trovoada parecem um pouco com um "R" maiúsculo, geralmente com a perna direita terminando em uma ponta de flecha. Os meteorologistas podem adicionar símbolos, como um triângulo ou um asterisco, indicando a presença de granizo ou neve acompanhando a tempestade. Eles usam um símbolo semelhante a colchetes virados para dentro para designar um tornado ou tromba. Para um furacão, o símbolo básico parecem dois apóstrofos, com o de cima virado de cabeça para baixo, presos um ao outro pela parte superior do apóstrofo. O símbolo de tempestade de areia parece um grande "S" com uma seta bem no meio indicando a direção.

Miscelânea

Símbolos meteorológicos básicos adicionais incluem outros bonecos palito com diferentes nuances e diferentes ângulos, também acompanhados por números, para indicar coisas como temperatura, ponto de orvalho, pressão atmosférica e nível de cobertura de nuvens. A linha com uma série de semicírculos ou formatos triangulares que intersectam a linha na parte superior indica frentes quentes ou frias. Além disso, três linhas paralelas horizontais simbolizam névoa em cartas meteorológicas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article