Como fazer sinais de ordenação para aeronaves

Escrito por gus stephens | Traduzido por diego silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer sinais de ordenação para aeronaves
Os ordenadores usam sinais de mão para guiar as aeronaves no solo (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Sinais de comando para aeronaves são usados por equipes em solo nos aeroportos para se comunicarem com os pilotos. Esses sinais de mão transmitem direções para guiar a aeronave para dentro e fora dos terminais, como também relatar o estado dos motores, freios e outras funções. O ordenador fica diretamente na frente do avião sobre a visão do piloto. Em operações noturnas ou outras condições de baixa visibilidade, os operadores usam varetas iluminadas. Um conjunto de sinais para aeronaves é padronizado pela Organização Internacional de Aviação Civil. Sinais adicionais usados para usos militares especializados, como operações em porta-aviões, e ainda existem alguns específicos para algumas companhias aéreas.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Levante a mão com seu polegar apontado para cima para dizer ao piloto "afirmativo" ou "eu entendi".

  2. 2

    Coloque um braço com a mão abaixo do nível da cintura e com o polegar para baixo para dizer "negativo" ou "eu não entendi".

  3. 3

    Levante ambos os braços verticalmente sobre sua cabeça com as palmas para dentro para instruir ao piloto a "venha para cá". É o mesmo sinal que os juízes de futebol americano usam para indicar um touch-down.

  4. 4

    Segure o braço direto ou esquerdo para baixo e aponte na direção do próximo operador para direcionar o piloto para o mesmo.

  5. 5

    Segure ambos os braços para baixo com as palmas apontadas para o chão, mova os braços para cima e para baixo nesta posição por várias vezes para instruir o piloto a desacelerar.

  6. 6

    Aponte o braço direito para baixo e mova repetidamente o braço esquerdo para cima e para baixo para direcionar o piloto para a esquerda. A velocidade do movimento do braço esquerdo indica o quão estreita é a curva.

  7. 7

    Aponte o braço esquerdo para baixo e movimente repetidamente seu braço direito para cima e para baixo para direcionar o piloto para a direita. A velocidade do movimento indica o quão estrita a curva é.

  8. 8

    Levante ambos os braços um pouco afastados com as palmas viradas para trás. Mova os braços para cima e para trás repetidamente para instruir ao piloto "avance".

  9. 9

    Levante ambos os braços acima da cabeça com as palmas viradas para o piloto. Serre ambos os punhos para sinalizar "acionar freios" durante as operações diurnas. À noite levante ambos os braços acima da sua cabeça segurando as varetas iluminadas, então cruze-as sobre a cabeça para sinalizar "acionar freios".

  10. 10

    Levante ambas as mãos sobre sua cabeça com os punhos serrados. Abra ambos os punhos e mostre ambas as palmas para o piloto para sinalizar "soltar freios" durante operações diurnas. Durante a noite, segure as varetas cruzadas sobre sua cabeça, então descruze-as para sinalizar "soltar freios".

  11. 11

    Cruze ambos os braços sobre sua cabeça com as palmas para a frente para dizer ao piloto "pare".

  12. 12

    Segure os braços para baixo com os braços fechados e polegares para fora. Mova ambos os braços "para fora" para sinalizar ao piloto "escoras removidas".

  13. 13

    Segure ambos os braços com os punhos fechados e com os polegares para dentro. Mova ambos os braços "para dentro" para sinalizar "escoras inseridas".

  14. 14

    Levante sua mão esquerda acima da cabeça com os dedos estendidos para indicar o número de motores a serem ligados. Balance sua mão direita no nível da cabeça em um movimento circular para sinalizar ao piloto "ligue os motores".

  15. 15

    Segure ambos os braços para baixo e coloque tanto a palma esquerda ou a direita para baixo, mova a palma para cima e para baixo para sinalizar ao piloto para diminuir a rotação dos motores tanto no lado esquerdo ou no direito.

  16. 16

    Levante ambas as mãos e leve-as ao nível da garganta para instruir ao piloto para desligar os motores.

  17. 17

    Faça um gesto de oito na horizontal com a mão no nível da cintura enquanto aponta com a outra mão na direção do fogo para informar ao piloto "FOGO".

Dicas & Advertências

  • Durante as operações noturnas, faça os sinais usando as varetas iluminadas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível