Sintomas de doença em gatos e a necessidade de cuidado veterinário

Escrito por contributing writer | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sintomas de doença em gatos e a necessidade de cuidado veterinário
Saiba quando é preciso levar o seu gato ao veterinário (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Os gatos, assim como os cães e outros animais, ficam doentes de vez em quando. Há uma diferença entre uma leve disposição e uma doença grave. Como dono de um animal de estimação, é fundamental que você entenda essa diferença. É preciso saber reconhecer os sintomas de uma doença grave no animal e o momento de levá-lo ao veterinário.

Outras pessoas estão lendo

Febre

A febre pode ser um sintoma de um resfriado comum ou de uma doença grave. Os gatos podem apresentar febres de baixo grau após vacinas ou mesmo após passar por uma situação estressante ou se ferir. Quando um gato está com febre, o nariz e a boca ficam secos e ele pode tremer ou ficar apático. Um termômetro retal mostrará uma leitura acima de 38 º, mas menos de 40 º.

Se a febre durar mais do que algumas horas ou subir para mais de 40 º, procure assistência veterinária imediatamente. Seu gato pode ter uma doença grave e deve ser examinado por um profissional para que possa ser fornecido tratamento adequado.

Letargia

A letargia é um sintoma de febre em gatos, mas também pode indicar uma doença mais grave. Um gato letárgico não sente vontade de brincar ou correr por aí e pode não aparecer quando você chamá-lo. A maior indicação de letargia é um animal que simplesmente parece "outro". Os gatos podem apresentar esses sintomas por muitos motivos. Pode estar calor e eles podem cansados e com preguiça. Eles também podem estar amuados devido a mudanças em sua rotina ou por não gostarem de uma companhia nova.

Se a letargia do seu gato for acompanhada por uma febre alta, dor ao movimentar-se, se ele não estiver se alimentando ou se a condição durar mais de três dias, leve o bichinho ao veterinário para um check-up.

Não come nem bebe

Alguns gatos se recusam a comer ou beber água durante certas mudanças em sua vida, temporárias ou não. Alguns podem estar se alimentando pouco, por isso parecerá que ele não está de fato comendo ou bebendo. Isso é um sintoma grave, mas pode ser difícil de diagnosticar devido a algumas variáveis. Seu gato pode estar pegando ratos e não estar interessado no alimento que você oferece. Ele pode estar bebendo água do vaso sanitário ou do vazamento da torneira. Alguns gatos comem ou bebem apenas uma vez por dia.

Se você tiver certeza absoluta de que o seu gato não está se alimentando normalmente, leve-o a um veterinário imediatamente. Isso pode indicar uma doença grave ou até mesmo ferimentos. Novamente, certifique-se da situação por um período de pelo menos 24 horas.

Problemas de urina

Quase todos os gatos que vivem sempre dentro de casa estarão instintivamente treinados para usar a caixa de areia. Eles não costumam urinar no local onde comem ou onde costumam relaxar. Se o seu gato urinar ou defecar em seu prato de comida, em sua cama ou em outros lugares que não deveria, ele pode estar doente o suficiente para exigir um veterinário. Certifique-se de que ele tenha tido acesso à caixa de areia e que você não tenha feito alterações drásticas no seu cantinho. Se ele ainda estiver tendo dificuldades, marque uma consulta com um veterinário.

Mudanças comportamentais

Quando você ama seu gato, você se acostuma com o fato de ele se comportar de determinada maneira. Alguns animais mudam seu comportamento à medida que envelhecem, quando mudam de casa ou quando alguém se muda para sua casa. Outro animal em casa, um novo bebê ou diferenças no seu próprio comportamento também influenciarão o comportamento do seu gato. No entanto, se o seu bichinho tiver uma súbita mudança de comportamento e nenhuma das razões apresentadas se aplicam, pode ser um sintoma grave. Preste atenção para outros sintomas e leve o animal ao veterinário.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível