Sobre os diferentes tipos de processadores

Escrito por jennifer claerr | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sobre os diferentes tipos de processadores
O processador que você escolher afetará todas as funções do seu computador (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Há muitos processadores diferentes no mercado. No entanto, só há alguns que valem a pena comprar. Sem importar se você está comprando um computador completo, montando-o você mesmo ou atualizando a CPU, você deve pensar bem qual processador comprar. Sua escolha afetará a velocidade do seu computador e a funcionalidade nos anos seguintes.

Outras pessoas estão lendo

Tipos

Há dois fabricantes principais de microprocessadores de computadores. A Intel e a AMD lideram o mercado em termos de velocidade e qualidade. As CPU da Intel para desktops incluem as séries Celeron, Pentium e Core. Os processadores da AMD para desktops incluem as linhas Sempron, Athlon e Phenom. A Intel criou as séries Celeron M, Pentium M e Core para notebooks. A AMD tem versões para notebooks dos Sempron e dos Athlon, assim como o processador móvel Turion que vêm em versões de dois e de quatro núcleos. Ambas empresas fabricam processadores de um ou vários núcleos.

Características

Cada processador possui uma velocidade de ciclos medida em gigahertz (GHz). Além disso, um processador tem um barramento frontal que o conecta com a memória de acesso aleatório (RAM) e dois ou três níveis de cache. Cache é um tipo de memória rápida que serve como um buffer entre a RAM e o processador. O tipo de socket determina o tipo de placa-mãe onde o o processador pode ser instalado.

Função

Um microprocessador é um chip de silício contendo milhões de transistores microscópicos. Esse chip funciona como o cérebro do computador e processa as instruções ou operações contidas nos programas executáveis. Em vez de ler as instruções do disco rígido, o processador as toma da memória. Isso aumenta consideravelmente a velocidade do computador.

Considerações

Se você está pensando em atualizar o processador por você mesmo, deve, antes, verificar as especificações da sua placa-mãe. A CPU que você for instalar deve ter o mesmo tamanho de socket do slot da placa-mãe. Além disso, quando você instalar um novo processador, poderá precisar instalar também uma ventoinha, pois os processadores mais rápidos produzem mais calor. Se você não proteger sua CPU do calor, pode acabar tendo que substitui-la.

Tamanho

Quando se trata dos processadores, o tamanho faz diferença. Sem importar se você está comprando um computador novo ou atualizando o seu, deve comprar o processador mais rápido que puder. A razão é que ele se torna obsoleto muito rapidamente. Escolher um modelo de 3.6 GHz em vez de um de 2 GHz pode conceder-lhe poder de processamento por anos. Verifique também a velocidade do barramento frontal (FSB) ao comprar seu novo computador ou CPU. Um barramento de 800 MHz ou maior é essencial para obter velocidades altas de processamento. A cache do processador também é importante. Certifique-se de que tem ao menos 1 MB de cache de último nível se tiver necessidades normais. Se você for um gamer ou usar programas intensivos em gráficos, busque o processador com o maior tamanho de cache possível. Há diferenças de centenas de reais no preço, mas esse investimento pode significar um processador muito melhor.

Benefícios

Um processador com dois, três ou quatro núcleos pode fazer uma diferença significativa na capacidade de processamento do seu computador. É comparável a ter dois, três ou quatro processadores instalados no seu computador ao mesmo tempo. Esses processadores trabalham juntos para fazer com que seu computador funcione mais rapidamente e eficientemente. Uma CPU com um barramento frontal maior pode melhorar a capacidade do processador para comunicar-se com a RAM, o que aumentará a velocidade geral do seu computador.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível