Como fazer um caminho sobre uma encosta de terreno

Escrito por kimberly turtenwald | Traduzido por agmar vitti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer um caminho sobre uma encosta de terreno
A construção de um caminho encosta abaixo exige planejamento (garden walkway image by rikkidegraz from Fotolia.com)

Existem várias razões para se fazer um caminho, especialmente onde há uma grande inclinação de terreno. As encostas apresentam muitos desafios à passagem. A construção de um caminho reto em uma encosta não é aconselhável. Seria muito difícil andar sobre este caminho sem cair e possivelmente se machucar; entretanto, existem estratégias específicas que você pode seguir para garantir a passagem segura pelo trajeto.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Pá ou uma cavadeira motorizada
  • Cascalho
  • Concreto
  • Dormentes de trilhos
  • Nível
  • Corda
  • Estacas
  • Tinta em spray
  • Areia
  • Conjunto de corrimão
  • Chave de fenda

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Planeje fazer um caminho em zigue zague, para a frente e para trás na encosta. Não é uma boa ideia se construir um caminho reto sobre uma encosta devido aos ângulos inclinados que esta apresenta e às possíveis quedas que alguém pode sofrer. Isto não significa que você tenha que fazer um caminho completamente curvo. É possível se criar algumas áreas retas, e existem várias formas de se planejar o trajeto. Primeiro, determine os obstáculos que precisa evitar. Uma vez feito isto, marque o caminho previsto usando cordas ou tinta em spray. Passe a corda por estacas colocadas onde deseja que o caminho seja feito. Isto permitirá que você experimente e determine o melhor trajeto através de erro e acerto.

    Como fazer um caminho sobre uma encosta de terreno
    Caminhos em encostas podem ser perigosos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  2. 2

    Nivele o caminho. Uma vez determinado o seu caminho, você precisa nivelar o leito do trajeto. Você pode usar uma pá ou alugar uma cavadeira motorizada para jardim. O aluguel de um equipamento é mais rápido e eficiente. O nivelamento do terreno irá criar um caminho seguro, então é importante fazê-lo da forma mais plana possível. Vai haver uma elevação em seu trajeto, então o nivelamento principal terá que ser feito de um lado para o outro. Primeiro, você terá que remover os torrões. Isto pode ser feito mais facilmente usando-se uma pá. Use a lâmina da pá para cortar ao longo das bordas de seu caminho. Quebre os torrões em porções menores e use a pá como uma alavanca sob os torrões para erguê-los.

    Como fazer um caminho sobre uma encosta de terreno
    Use uma pá para remover os torrões (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  3. 3

    Use a pá ou a cavadeira motorizada para cavar a encosta e criar o trajeto. A melhor forma de fazer isto é marcar o ponto da encosta onde você deseja que o caminho termine. Demarcar com uma corda o ponto inicial no pico da encosta até o ponto final em sua base o ajudará a visualizar a inclinação. Ir e voltar pela encosta tomará tempo, mas é a forma mais eficiente de se cavar, especialmente na base da encosta, que é mais profunda. O trabalho com uma pá levará mais tempo do que o uso de uma cavadeira motorizada. Quando a encosta estiver preparada na profundidade desejada, use uma pá para nivelar o caminho de um lado para o outro. O uso de um nível pode ajudá-lo a se certificar de que o caminho está plano.

    Como fazer um caminho sobre uma encosta de terreno
    O caminho deve estar bem nivelado (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)
  4. 4

    Coloque o material que recobrirá o caminho. Vários materiais proporcionam uma excelente superfície para o leito do trajeto. Concreto ou asfalto criarão uma superfície sólida, mas estes materiais requerem manutenção anual para se manterem em bom estado. O cascalho é também uma outra opção. Um cascalho mais fino é melhor para caminhos, uma vez que é mais difícil andar e manter a estabilidade sobre o cascalho mais grosso. Primeiro, faça um leito de areia de aproximadamente 5 cm para dar estabilidade, e então, disponha o cascalho pouco a pouco, usando um rastelo para nivelá-lo quando preciso. A camada de cascalho deve ter uma espessura de 5 a 7 cm. Quando se usa cascalho, pode haver a necessidade de se colocar trilhos ao longo das laterais do trajeto para garantir que o cascalho não vá ser levado morro abaixo por chuvas fortes.

    Como fazer um caminho sobre uma encosta de terreno
    É mais fácil andar sobre um cascalho fino (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  5. 5

    Coloque degraus nas áreas mais acentuadas ou retas da encosta. Se você escolheu fazer alguma parte reta, ou se existem áreas do trajeto que permanecem bem íngremes apesar do zigue zague, os degraus são uma boa opção. Estes degraus podem ser feitos usando concreto. Você também pode instalar dormentes de trilho ou usar pedaços maiores de madeira como degraus para dar ao caminho um visual natural, especialmente se você decidiu usar cascalho no leito de passagem. Para degraus de concreto, use uma mistura pronta. Primeiro, faça os degraus no terreno usando uma pá. Eles devem ter pelo menos 15 cm de altura e de profundidade. Faça formas para cada degrau usando madeira. Use um nível para garantir o nivelamento dos degraus. Misture o concreto de acordo com as instruções da embalagem. Despeje o concreto nas formas e deixe-o secar. Quando ele estiver seco, retire as formas. Para degraus feitos de dormentes, você precisa comprar este material em lojas de jardinagem ou de materiais para construção. Os dormentes podem ser colocados de forma mais espaçada que os degraus de concreto. Prepare o leito para estes degraus usando uma pá para fazer uma vala de 5 cm para colocar o dormente. A distância entre estes degraus vai depender da encosta. Se ela for mais acentuada, os degraus terão que estar mais próximos. Os dormentes já são seguros, uma vez que ficam cravados no solo e têm uma altura padronizada.

    Como fazer um caminho sobre uma encosta de terreno
    Dormentes dão ao caminho um visual natural (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  6. 6

    Coloque corrimãos onde você instalou os degraus, ou onde o cominho for muito íngreme. Se você optou por degraus de concreto, corrimãos de ferro fundido ou de aço inox podem ser encontrados. Estes corrimãos são instalados fazendo-se furos nos degraus para fixá-los, usando parafusos para concreto. Para escadas de dormentes, um corrimão de madeira combina melhor. Kits de corrimãos de madeira para áreas externas podem ser encontrados em estilos e tipos de madeira diferentes. Escolha o que melhor combina com sua área. Para corrimãos de madeira, você precisará usar um cavador de buracos para acomodar os postes da estrutura do corrimão. Despeje o concreto nestes buracos antes de colocar os postes. Uma vez que o concreto esteja assentado, você terá que colocar os eixos no lugar. O último passo é parafusar o corrimão nos topos dos postes para completar o corrimão.

    Como fazer um caminho sobre uma encosta de terreno
    Coloque corrimãos onde você instalou os degraus ou onde o cominho for muito íngreme (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível