Sobre a pressão da água

Escrito por julie boehlke | Traduzido por alisson dantas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sobre a pressão da água
A pressão da água pode afetar a maneira como vivemos (http://www.sxc.hu)

A pressão da água é uma característica importante do modo como vivemos e de como agimos no dia a dia. A pressão da água que sai de nossas torneiras pode afetar muitas atividades cotidianas, como a velocidade em que tomamos banho e em que lavamos nossas roupas. Aprender formas de melhorar a pressão da água torna a vida e as tarefas domésticas diárias mais fáceis.

Outras pessoas estão lendo

Significado

A pressão da água é determinada por quantos litros por metro quadrado estão sendo utilizados em um sistema de água. Ela é importante para os aparelhos e utensílios domésticos, como máquinas de lavar louça, máquinas de lavar roupas, sanitários, chuveiros e filtros, para que funcionem de forma eficiente e adequada. Em um sistema público de água, muitas vezes a pressão é alta ou maior que 5 atm. Com uma pressão de água elevada, a maioria dos itens na casa são utilizados de forma eficaz, e a pressão é capaz de jorrar água em grandes quantidades.

Funcionamento

A pressão da água é gerada ou por um fluxo natural, como do oceano, dos rios e afluentes naturais que alimentam poços artesianos, ou por cachoeiras que transbordam em outras fontes de água. Um fluxo constante ou uma quantidade de pressão de água também podem ser gerados por bombas dentro do sistema de água da cidade ou por uma bomba no interior de uma casa para forçá-la através de canos até o local em que ela será utilizada. A pressão da água é importante também para empurrar partículas ou entulhos que podem se formar dentro de drenos, mantendo o caminho do fluxo da água livre. Muitos aparelhos não funcionam se a pressão estiver muito baixa. Por exemplo, um filtro de água pode não funcionar corretamente se a pressão for inferior a 4,2 atm. Um hidrante pode não jorrar água, se a pressão estiver mínima ou até em torno de 0,7 atm.

Tipos

Para as bombas naturais ou nascentes de água, uma corrente ou fluxo lento cria uma pressão mínima de água quando não bombeada por uma bomba manual ou uma forma natural de pressão da água, como uma inundação ou assoreamento na fonte de água. Em mangueiras de jardim com mais de 7,5 m de comprimento, a pressão da água é reduzida significativamente devido à distância que água tem que percorrer a partir da bomba ou da fonte de pressão. Poços rasos geralmente usam bombas a jato ou submersas. Este último tipo é projetado para poços extremamente profundos em torno de 154 m, que forçam a água para o encanamento da superfície da casa. Bombas a jato ficam acima do solo e vêm em ambos os tipos, rasas ou profundas. A bomba de poço superficial é perfeita para poços que tenham menos de 7,5 m de profundidade, e o poço fundo é criado para aqueles com mais de 7,5 m, sendo a água bombeada para um tanque de retenção e depois pressurizada para produzir um fluxo constante de água para dentro dos canos da casa.

Considerações

Quanto mais próximo um aparelho estiver de uma bomba natural de água ou uma bomba caseira, maior será a pressão da água. Nas casas mais distantes da bomba principal da tubulação de água da cidade, a pressão é menor do que naquelas próximas da estação de água. Quanto maior o número de pessoas conectadas a um sistema público de água, menor a pressão de água recebida através das linhas em cada residência. No caso da bomba de água de poço, ligar vários aparelhos ao mesmo tempo, como por exemplo, máquina de lavar louça, filtros de água e chuveiro, diminui consideravelmente a pressão de água.

Efeitos

Para aumentar a pressão de água em residências, deve-se primeiro encontrar a causa da pressão baixa. Aqueles que utilizam a água de seu próprio poço talvez precisem substituir o tanque que está ligado à bomba. Comprar um tanque que armazene mais água e proporciona maior pressão aumenta o fluxo de água ao longo dos canos dos aparelhos. Verifique se há muita água dura ou acúmulo de calcário em tubulações ou se as tubulações precisam ser substituídas. Um sistema de filtro ajuda a eliminar a ferrugem e o acúmulo de água dura, que pode entupir as linhas, diminuindo a pressão da água.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível