×
Loading ...

Como soldar chumbo

Atualizado em 20 julho, 2017

Resistência à água, ausência de corrosão, baixos pontos de fusão e de restabelecimento são as principais propriedades do chumbo, o que faz dele um material útil. No passado, esse metal costumava ser usado para impermeabilizar ângulos difíceis nos telhados e no encanamento doméstico de água. Porém, os tubos de chumbo foram substituídos há muito tempo pelos de cobre ou PVC. Se permanecer intocado, esse metal dura por muito tempo. Portanto, se sua casa for antiga e se você pretende trocar a tubulação, será preciso seguir vários passos básicos para soldar o chumbo que encontrar.

Instruções

Vede o chumbo aplicando camadas de solda onde necessário (Todd Warshaw/Getty Images Sport/Getty Images)
  1. Com uma faca afiada, raspe a casca de chumbo em volta do vazamento a ser consertado ou na união nova a ser instalada. Limpe bem o furo ou a extremidade do tubo já instalado, bem como a solda que você pretende usar. Esfregue com palha de aço até não sobrar qualquer traço de chumbo corroído ou detritos.

    Loading...
  2. Aplique fundente tanto no tubo antigo quanto no pedaço novo. O fundente é um ácido em forma de pasta cerosa que derrete quando aquecido, sendo utilizado para limpar superfícies metálicas e promover a fusão. No caso de trabalhos pequenos, fica mais fácil aplicar o fundente com um pincel. Ao mesmo tempo, você também vai precisar preparar uma lixa de vidro revestida com essa pasta para o processo de acabamento. Reserve por enquanto.

  3. Acenda o maçarico e aqueça o pedaço original do tubo de chumbo. Mantenha-o na posição horizontal e trabalhe ao redor da junta ou buraco no cano. Aquecer um tubo de chumbo não é o mesmo que aquecer um de cobre ou de outro metal. Pense no chumbo como se fosse manteiga. Se derreter completamente, ele se transformará em um líquido gotejante. Por outro lado, se o metal "suar", ele simplesmente amolece. O chumbo precisa ficar macio.

  4. Aplique as tiras de solda no chumbo amolecido e mantenha o maçarico sobre elas até que também fiquem macias. Tome cuidado para não superaquecer o chumbo. Mantenha a temperatura movimentando o maçarico sobre a área sendo aquecida. Utilize uma espátula para fazer a solda penetrar e se espalhar em volta do tubo de chumbo antigo. O processo é um pouco semelhante a espalhar manteiga em uma torrada.

  5. Prepare uma camada espessa de solda, muito mais grossa do que você acha que precisa, e espalhe-a na união à medida que trabalha. Em seguida, retire o calor. Pegue a lixa de vidro coberta com o fundente e esfregue-a na junta ou no remendo para obter um acabamento liso.

Loading...

Dicas

  • Embora muitas tarefas de construção exijam força bruta, a soldagem do chumbo se parece mais com um trabalho artesanal e deve ser considerada dessa forma.
  • É possível unir uma tubulação de chumbo a uma de cobre nova; para conseguir uma junção estanque, o tubo de cobre deve se encaixar dentro do de chumbo.
  • Você já deve ter visto uniões inchadas em encanamentos antigos. O motivo é que o chumbo precisa ser bastante espesso para suportar seu próprio peso e resistir à pressão da água que passará pelo cano.

Aviso

  • Não se esqueça de providenciar uma superfície de trabalho plana e longe de materiais inflamáveis.

O que você precisa

  • Faca
  • Palha de aço
  • Lata ou tubo de fundente
  • Pincel fino
  • Folhas de lixa para vidro
  • Maçarico portátil
  • Lata de gás butano
  • Fósforos ou isqueiro
  • Solda para chumbo 100% pura, de preferência em tiras
  • Espátula lisa

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...