Como soldar uma porta Mini USB em uma placa de circuito impresso

Escrito por kurt schanaman | Traduzido por taís de freitas hermínio
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como soldar uma porta Mini USB em uma placa de circuito impresso
Evite o curto-circuito em conectores Mini USB por solda em placa de circuito impresso (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Portas do tipo Mini USB (do inglês "Universal Serial Bus", ou "Barramento Serial Universal") são usadas em telefones celulares, leitores de cartões, câmeras digitais e leitores de música portáteis, e são instaladas em placas de circuito impresso, exigindo técnicas cuidadosas para efetuar a solda. Se, ao soldar os pinos, por descuido, for aplicada muita solda em uma das articulações, poderá haver um curto-circuito, principalmente entre os pinos. Por isso, selecionar a potência do ferro de solda e o tamanho da ponta são de extrema importância ao soldar portas Mini USB em placas de circuito impresso.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Mesa de madeira com lupa e luz integradas (lojas de eletroeletrônicos)
  • Garrafa de fluxo de solda (lojas de eletroeletrônicos)
  • Palitos de dentes
  • Rolo de núcleo de resina para solda (lojas de eletroeletrônicos)
  • Ponta-ferro de solda de 15 W com ponta ultra-fina

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Abra o frasco de fluxo de solda e molhe a ponta de um palito de dentes até estar úmido, mas sem a formação de gotas. Na placa de circuito, toque suavemente cada uma das trilhas de solda da Mini USB com a ponta do palito de dentes, permitindo às trilhas se umidificarem. Não permita que o fluxo molhe o material da placa entre as trilhas.

  2. 2

    Prenda uma lupa iluminada ajustável na borda da mesa ou bancada de trabalho em que a soldagem será realizada, posicionando-a diretamente sobre a placa de circuito para que as trilhas de solda do Mini USB fiquem visíveis através da lente. Ajuste a lupa até que você possa ver todas as trilhas confortavelmente.

  3. 3

    Escolha o lugar em que a porta Mini USB ficará na placa de circuito. A essa altura, o fluxo de solda deverá estar quase seco e com uma consistência pegajosa, o que ajudará a manter a porta Mini USB no lugar, enquanto se inicia a soldagem. O conector Mini USB deve ser posicionado de modo que os cinco pequenos pinos em sua linha traseira estejam por cima dos cinco pequenos pinos de solda na placa de circuito. Além disso, os quatro pequenos pés redondos devem ser alinhados com suas trilhas.

  4. 4

    Deixe a ponta-ferro de solda de 15 W se aquecer por cerca de 15 a 20 minutos, até atingir a temperatura máxima de operação. Imediatamente antes de começar, encoste a ponta do fio de solda na ponta do ferro, de modo a permitir que a ponta do ferro se ponha totalmente revestida com uma fina camada de solda. No campo da eletrônica, essa etapa é chamada de "estanhamento da ponta".

  5. 5

    Segure o fio de solda em uma mão e o ferro de soldar na outra. Suavemente, abaixe a ponta do ferro de solda até tocar um dos pés do conector Mini USB, de preferência aquele que estiver perto da extremidade da tomada de encaixe, e não perto dos cinco pequenos pinos na parte de trás. Toque a ponta suavemente para permitir que o pé possa ser aquecido por mais de cinco segundos. Com a ponta do ferro de solda tocando o pé, abaixe a ponta do fio de solda até encostar brevemente no pé aquecido. Permita que a solda flua o suficientemente para cobrir o pé e a trilha na placa de circuito e, em seguida, levante a ambos com um movimento ascendente direto. Permita que esta articulação esfrie por cerca de dois minutos antes de soldar o próximo pé.

  6. 6

    Solde o segundo pé do conector Mini USB assim como com o primeiro, e deixe-o esfriar por dois minutos antes de soldar os dois últimos às trilhas da placa de circuito impresso. Conclua o processo, soldando os últimos dois pés e permitindo que se esfriem durante dois minutos cada, depois de soldados.

  7. 7

    Solde a cada um dos cinco pinos traseiros do conector Mini USB em suas pequenas trilhas na placas de circuito e dê dois minutos para que cada um esfrie, antes de passar para o próximo. Ao soldar estes pinos pequenos, segure a ponta do ferro de solda em um ângulo de 45 graus e permita que a superfície inclinada da ponta possa fixar todo o comprimento do pé na extremidade de cada pino. Não gaste mais do que cinco segundos para aquecer cada um dos pés de pino. Toque suavemente a ponta do fio de solda e deixe que uma quantidade muito pequena de solda a flua sobre o pé do pino e a sua trilha, na placa de circuito. Uma vez que a solda comece a fluir, eleve tanto o fio de solda e a ponta de solda em linha reta para cima e para longe. Solde a cada um dos outros pés, certificando-se que a solda não corra entre as trilhas do pino. Você deverá ser capaz de ver o circuito limpo entre cada um dos pinos soldados.

  8. 8

    Remova, cuidadosamente, qualquer pequeno respingo de solda que possa ter se formado, acidentalmente, entre quaisquer dois, dos cinco, pinos traseiros, durante a soldagem. Para remover, basta usar a ponta de uma agulha de costura para raspar suavemente os respingos de solda para fora, entre os dois pinos.

Dicas & Advertências

  • Portas Mini USB são classificadas como tecnologia de Dispositivo de Montagem Superficial (SMD). Técnicas de soldagem a mão são aplicadas aos SMD.
  • Sempre deixe pelo menos dois minutos para cada de solda esfriar. Há uma pequena inserção separadora de plástico dentro do conector Mini USB, que pode se superaquecer e derreter, se o calor for aplicado continuamente para os pés ou trilhas de pino e sem intervalo entre eles, o que lhe exigirá começar de novo com um conector Mini USB port novo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível