Solução caseira para a limpeza de discos de vinil

Escrito por lee morgan | Traduzido por ewerton lima
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Solução caseira para a limpeza de discos de vinil
Limpe seus discos com produtos encontrados em casa (Polka Dot RF/Polka Dot/Getty Images)

O auge dos discos de vinil passou, mas ainda há muitos DJs, colecionadores e entusiastas em música que possuem um grande acervo dessas peças. Se ainda ouve sua coleção, mantenha os discos em bom estado deixando-os sempre limpos como uma parte importante da preservação da qualidade de som. Anos de manuseio com dedos oleosos e tempo gasto em prateleiras empoeiradas podem afetar seriamente a qualidade do som. Você pode até optar por uma máquina de limpeza de discos e um produto líquido de limpeza comercial, mas a mesma tarefa pode ser realizada com produtos encontrados em casa.

A importância de limpar discos

Mantenha seus discos de vinil limpos para deixá-los com um som mais limpo e ajudá-los a durar mais em sua coleção, de acordo com a DiscoMusic.com.

Algumas pessoas desejam transferir suas músicas para CDs, precisando assim de um som limpo de um vinil bem cuidado para a transição. Discos limpos terão menos estalos, pipocados e "assovios" quando tocados. Em adição a isso, esses discos durarão mais com limpezas ocasionais antes de ficarem danificados ao ponto de não funcionarem mais.

Use itens de casa para a limpeza

Use itens comuns encontrados em casa para limpar seus discos, em vez de procurar por soluções de limpeza difíceis de achar. As soluções caseiras funcionarão tão bem quanto.

Limpe a superfície dos discos com álcool isopropílico (90% de álcool ou mais) usando uma bola de algodão para limpá-lo em pequenos círculos, de acordo com a DiscoMusic.com. Não use outros tipos de álcool, já que muitos podem danificar a superfície do vinil.

Detergentes para pratos sem umidade também são úteis na limpeza de discos. Combinar o sabão com água destilada (não pode ser água da torneira) funcionará como um limpador aceitável. Sempre enxague-os cuidadosa e completamente para remover quaisquer resíduos que possam danificar a peça.

Procedimento de limpeza

Coloque o disco em uma superfície limpa e macia, como uma toalha sobre mesa, por exemplo. Você pode também colocá-lo em uma mesa gira-discos, contanto que você não ponha pressão demais ou derrame alguma solução de limpeza sobre o aparelho.

Use uma escova de limpeza de discos ou um pano macio sem fiapos para aplicar o limpador e esfregue a sujeira e óleos em círculos para limpar as ranhuras. O álcool evapora rapidamente, mas água e sabão podem ter que ser removidos. Enxague o disco com água destilada, mas não deixe que a água ou limpador toque no rótulo do centro, já que o papel pode ser danificado.

Uma vez com o disco sendo limpo e seco, vire-o e repita o processo. Não utilize o disco enquanto ele estiver molhado. Mesmo isso sendo uma técnica utilizada por algumas pessoas para o melhoramento de limpeza e som, não é algo recomendado, de acordo com a DiscoMusic.com.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível