Mais
×

Como somar uma coluna em uma planilha do Excel

Atualizado em 17 abril, 2017

Muitas tabelas ou planilhas complexas que se podem criar são baseadas no princípio básico de somar uma coluna ou uma fileira de números. Em muitos casos, a soma pode ser tudo o que você precisa para criar totais ou para fazer dados terem sentido. Como a soma é tão comum e necessária para grande parte do trabalho em uma planilha, o Excel oferece um botão dedicado a contas rápidas.

Instruções

Somar é uma das funções básicas do Excel (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

    Autossoma

  1. Abra uma planilha em branco no Excel ou carregue uma já existe com números que você deseja somar.

  2. Digite os números em uma coluna se estiver começando com uma planilha em branco. Clique em uma célula vazia, digite um número e pressione a tecla "Enter". O Excel o levará para a célula abaixo do número que você acabou de digitar. Introduza mais números da mesma maneira.

  3. Clique na célula abaixo do último número que digitou para iniciar sua fórmula.

  4. Clique no botão "AutoSoma" na barra de tarefas, indicado pela letra sigma. O Excel irá apresentar todos os números na coluna acima. Pressione "Enter".

    Soma Manual

  1. Clique uma célula vazia abaixo de sua coluna de números.

  2. Digite a seguinte fórmula:

    =SOMA(

  3. Clique na primeira célula que deseja somar e arraste até a última célula desejada. Por exemplo, se os dados estiverem nas células C2 até C9, então clique na célula C2 e arraste até a C9. O Excel irá exibir o intervalo de células com dois pontos. Digite um parêntese de encerramento. Por exemplo, sua fórmula pode ser assim:

    =SOMA(C2:C9)

  4. Pressione "Enter" para ver os resultados.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article