×
Loading ...

Substâncias que contêm nitrato de potássio

Atualizado em 17 abril, 2017

Também conhecido como salitre, o nitrato de potássio tem muitos usos. A substância é essencial para produzir pólvora e fogos de artifício. O nitrato de potássio também é um ingrediente em muitos fertilizantes, e produtores de alimentos muitas vezes aplicam o composto como conservante alimentar.

Salitre

Na natureza, o nitrato d potássio assume a forma mineral de salitre, que tem a fórmula química de KNO3. Ele se dissolve facilmente em água e é mais comumente encontrado na forma sólida em cavernas e leitos marinhos secos.

Loading...

Pólvora

O nitrato de potássio é o principal ingrediente na forma mais antiga de pólvora. O explosivo e propulsor, que os chineses criaram entre 800 d.C. e 900 d.C., contém 75% nitrato de potássio, 15% carbono do carvão e 10% de enxofre. Alguns caçadores ainda usam armas de pólvora negra. Além disso, como o composto queima tão facilmente, forças militares continuam a usá-lo em cápsulas de artilharia.

Fogos de artifício, modelos de foguetes e artilharia

Sendo um componente da pólvora negra, o nitrato de potássio possui uso extensivo como propulsor para fogos de artifício e modelos de foguetes, de acordo com uma informação na enciclopédia online Chemistrydaily.com.

Fertilizante

Os produtores de frutas e vegetais usam fertilizantes ricos em nitrato de potássio, porque o composto se divide rápida e facilmente em seus componentes de potássio e nitrogênio no solo úmido.

Carne defumada

As receitas tradicionais de carne defumada exigem o uso de nitrato de potássio como o principal conservante. No entanto, a National Center for Home Food Preservation (Centro de Conservação de Alimentos dos EUA, em tradução livre) avisa que muito nitrato de potássio pode intoxicar alimentos e informa que, para defumar carnes, deve-se usar 75 g do composto para 50 kg de carne.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...