Substâncias nocivas em cigarros

Escrito por alice bellone | Traduzido por luiza horbach
Substâncias nocivas em cigarros

O cigarro é um dos poucos produtos vendidos legalmente que fazem mal à saúde se usados livremente

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Os cigarros estão repletos de substâncias nocivas que, ao longo do tempo, podem causar danos severos ao corpo. Existem mais de 4000 substâncias químicas na fumaça do tabaco, que podem levar a efeitos graves, como câncer de pulmão. A Agência Internacional de Investigação de Câncer afirma que existem mais de 50 agentes cancerígenos conhecidos nesses produtos. De acordo com o site ElectroNicotine.com, também há muitas toxinas que prejudicam o corpo de alguma forma.

Outras pessoas estão lendo

Principais conteúdos da fumaça do tabaco

A nicotina é uma droga extremamente viciante e, embora não esteja diretamente relacionada ao câncer, é ela que lhe estimula a fumar regularmente. O alcatrão é uma substância causadora de câncer que, uma vez inalada, irá transferir 70% de fumaça tóxica a seus pulmões. O monóxido de carbono é o último principal ingrediente dos cigarros. Este gás incolor e inodoro é venenoso.

Substâncias cancerígenas

Substâncias cancerígenas são aquelas que causam câncer. Especificamente no caso de cigarros de tabaco, elas podem levar ao câncer de pulmão. Como mencionado anteriormente, o alcatrão é a principal substância nociva causadora de câncer. Outras incluem o benzeno, o arsênico (veneno de rato), níquel, cádmio, cloreto de vinilo, creosoto, formaldeído e a substância radioativa polônio 210.

Toxinas irritantes

Há outras toxinas irritantes encontradas na fumaça do cigarro que são prejudiciais ao organismo. Algumas incluem amoníaco, acetona, acroleína, cianeto de hidrogênio e tolueno. Além de causar câncer, o formaldeído provoca problemas respiratórios, de pele e gastrointestinais.

Pare de fumar

Parar de fumar traz muitos benefícios à saúde. Fumantes correm um risco maior de ataque cardíaco. A probabilidade, no entanto, diminui drasticamente após dez anos sem fumar. Parar de fumar reduz muito o risco de câncer, mesmo que você tenha sido um fumante por muitos anos. Os efeitos colaterais incluem desejo de nicotina e abstinência.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media