Substitutos ecologicamente corretos das espumas em estofados

Escrito por carmen laboy | Traduzido por laísa nascimento
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Substitutos ecologicamente corretos das espumas em estofados
Sempre leve em consideração produtos ecologicamente corretos quando for estofar sua mobília (round sofa image by Christopher Nolan from Fotolia.com)

Durante os últimos anos, tornou-se cada vez mais fácil encontrar substitutos sustentáveis para itens comumente utilizados em casa, bem como achar provisões para criá-los. Além de usar espuma reciclada e estofamentos de sofás antigos, você pode utilizar produtos naturais tal como isolamento de fibra de algodão, um produto feito a partir da reciclagem de jeans velhos. Apesar de ter sido criado como um substituto ecologicamente correto do isolamento químico, esse isolamento de fibra de algodão pode ser usado como espuma para estofamento.

Outras pessoas estão lendo

Reciclados

Mesmo não sendo considerada uma solução ecologicamente correta, uma opção para estofamento é a reutilização do estofamento de mobílias velhas ou que não se queiram mais usar. É difícil encontrar esse tipo de estofado para vender, mas essa é uma opção útil e barata à sua disposição e, além disso, evita que materiais reaproveitáveis sejam jogados no lixo. Você pode encontrar mobília velha sendo vendida por particulares ou até mesmo em esquinas. Lave a espuma dessas mobílias para reduzir as chances de contato com bactérias, insetos ou sujeira. Tenha em mente que a maioria das mobílias usadas contém alergênicos, mas, se você pode reutilizar sua espuma, poderá também reutilizar madeira ou metal provenientes do velho sofá (ou cadeira, cabeceira, cobertores antigos ou qualquer coisa coisa reciclável) para fazer algo completamente novo.

Isolamento de jeans

Um produto ecologicamente correto e com várias utilidades é o isolamento feito de jeans. Diferentes fabricantes e marcas estão disponíveis no mercado e esse tipo de isolamento é mais caro que o isolamento tradicional (feito de espuma), no entanto, é uma boa alternativa, especialmente em projetos que necessitem de uma proteção fina, suave e não inflamável. O isolamento de jeans também acumula menos alergênicos e poeira do que a espuma e produtos feitos com ela.

Espuma de látex natural

O látex natural pode ser muito caro para a maioria das pessoas uma vez que uma única cadeira feita desse material pode custar mais de R$ 600,00. Essa espuma é biodegradável e não aloja ácaro, bactéria ou poeira. Apesar de se utilizarem aditivos e seiva de seringueira, essa espuma é criada a partir de produtos naturais. Se você está procurando por um investimento a longo prazo, a espuma de látex natural é sua melhor opção. Assim como o isolamento de jeans, ela não solta produtos químicos prejudiciais. Essa é também a espuma feita de maneira mais sustentável e biodegradável.

Espuma de soja

Mesmo a espuma de soja não sendo uma opção completamente sustentável, ela é mais sustentável do que a espuma normal de poliuretano e mais barata do que a espuma de látex natural. Ela não é completamente reutilizável ou biodegradável, mas utiliza óleo de soja no lugar da pequena porcentagem de petróleo que é usada para criar a espuma comum.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível