Suco de limão como um remédio caseiro para cravos e poros obstruídos

Escrito por jena ross | Traduzido por marina pastore
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Suco de limão como um remédio caseiro para cravos e poros obstruídos
Use o suco de limão para tratar cravos e poros obstruídos (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

A acne é um distúrbio da pele muito comum, com muitas manifestações. Duas delas são os cravos e a obstrução dos poros. As reações da pele de diferentes indivíduos variam, mas, no pior caso, estes problemas de pele podem causar danos permanentes e cicatrizes, que podem prejudicar a sua autoestima e imagem pública.

Outras pessoas estão lendo

Cravos

Os cravos são um distúrbio em que pequenos pontos pretos aparecem no nariz. Estes pontos pretos são poros obstruídos, sendo que a cor vem da sujeira que está presa na pele. Uma variação, o cravo branco, também pode aparecer. Os cravos geralmente são difíceis de remover pela extração mecânica, devido ao seu número e à dificuldade de espremê-los – o que também pode irritar a pele e piorar o problema.

Poros obstruídos

Quando não são encontrados no nariz, os poros obstruídos recebem apenas este nome. Poros obstruídos, onde quer que apareçam, têm o potencial de serem infectados pela acne vulgaris, um micro-organismo que se alimenta de óleo facial (sebo). Quando um poro se torna obstruído, a acne vulgaris pode se desenvolver na bolsa sob a obstrução, crescendo em número e volume e, assim, causando áreas inchadas e inflamadas chamadas espinhas. A extração manual pode deixar cicatrizes e irregularidades na pele. Em alguns casos, as espinhas podem se desenvolver em abscessos maiores, dependendo de muitos fatores.

Limão e suco de limão

O limão, devido à sua ubiquidade, é muito usado em produtos caseiros, particularmente para limpeza. Um limão cortado na metade pode ser esfregado em superfícies de cerâmica e vidro durante a limpeza para produzir um acabamento mais limpo e brilhante. Já em relação à saúde, beber suco de limão ou limonada fornece a vitamina C para lutar contra resfriados. O suco de limão é usado como um adstringente para limpar a pele e livrá-la de distúrbios como cravos e poros obstruídos.

Remédio caseiro

Para aplicar o suco de limão como remédio contra cravos e poros obstruídos, simplesmente esprema um pouco de suco numa bola ou disco de algodão e esfregue as áreas afetadas em movimentos circulares suaves. Isto vai aplicar o suco e também recolher a sujeira, esfoliando células mortas soltas. As propriedades adstringentes do limão são provavelmente resultado de sua acidez. A pele humana é levemente ácida, o que a torna adequada para a vida microbiana. Porém, a alta acidez do suco de limão é capaz de perturbar as funções destes micro-organismos e matá-los. Assim, usar suco de limão como adstringente facial pode matar a acne vulgaris e evitar a infecção e subsequente aparência das espinhas. Seu efeito na sujeira e na obstrução de poros, porém, é um pouco menos claro. É o efeito do ácido que afrouxa as ligações intermoleculares, permitindo que as obstruções se quebrem e saiam naturalmente. O material rompido também pode ser limpo naturalmente por processos na pele. Como advertência, a acidez do suco de limão pode irritar a pele sensível. Isto é particularmente verdadeiro se ele for aplicado sobre uma espinha ativa, o que pode causar ardência e mais inflamação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível