Tratamento caseiro para a dermatite perioral

Escrito por lisa lavergne | Traduzido por kelly isayama
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A dermatite perioral é uma doença que resulta no aparecimento de erupções cutâneas no rosto, geralmente em torno da boca e do nariz. Essas erupções geralmente são elevadas, escamosas e vermelhas, sendo geralmente acompanhadas de coceiras ou sensações de queimação. Felizmente, a dermatite perioral pode ser tratada facilmente em casa, usando uma variedade de remédios caseiros e produtos naturais.

Outras pessoas estão lendo

Informações básicas sobre a dermatite perioral

A dermatite perioral não é uma doença dermatológica grave. Contudo, ela pode causar sérios problemas emocionais, já que possui aparência desagradável. As erupções cutâneas faciais que aparecem podem ser facilmente tratadas, mas podem voltar dependendo do fator desencadeante.

A dermatite perioral pode afetar qualquer pessoa, embora ela seja mais comum em mulheres adultas e rara em crianças e homens. Ela é diagnosticada por um exame visual do dermatologista e não requer testes especiais para diagnósticos precisos.

Causas da dermatite perioral

Dermatologistas acreditam que há múltiplas causas que podem contribuir com a dermatite perioral. Uma das causas mais comuns é o uso prolongado de cremes esteroidais ou sprays, que são inalados pelo nariz ou pela boca.

Outros fatores que podem causar essa dermatite incluem o uso de alguns cremes faciais ou hidratantes e até mesmo o uso de pasta de dente fluoretada, em pessoas com pele sensível no rosto.

Tratamentos caseiros

A dermatite perioral pode ser tratada facilmente sem o uso de medicamentos prescritos. O primeiro passo é cessar o uso de qualquer medicamento esteroidal que se esteja usando no rosto. Isso inclui qualquer creme de hidrocortisona, até mesmo o não prescrito, que se esteja aplicando para controlar o prurido. Ele na verdade piora o problema, ao invés de curá-lo.

Não use hidratantes pesados ou cremes faciais na área afetada, já que eles também pioram a dermatite. Use um produto de limpeza de pele, que não seja sabonete, para limpar o rosto diariamente. Não esfregue excessivamente, apenas limpe a área gentilmente com as pontas dos dedos, para que não se piore as erupções. Resista à tentação de cutucar o local afetado, o que também piorará a situação. Se você usa pasta de dente fluoretada, mude para uma marca que não contenha flúor, pelo menos até que dermatite passe. Também pode-se usar um creme antibacteriano tópico, para o alívio mais rápido.

Como evitar que a dermatite volte

Uma vez que as erupções cutâneas somem, evite usar produtos que causem essas crises. Isso ajudará bastante na prevenção de outro aparecimento indesejado da dermatite. Também se pode continuar o uso do creme antibacteriano tópico nas áreas anteriormente afetadas, já que isso funcionará como prevenção de outra crise. Porém, os cremes não devem ser usados diretamente por mais que um mês.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível