Como superar a ansiedade ao falar em público

Escrito por erica roth | Traduzido por débora sousa
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Como superar a ansiedade ao falar em público
Aprenda a superar seu medo de falar em público (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Desde os sintomas físicos que você experimenta durante a ansiedade, como sudorese, agitação e sensação de tontura, até a turbulência emocional interior, a ansiedade é claramente desagradável. Muitas pessoas sofrem de ansiedade ao falar em público ou têm medo de falar com as pessoas. Esse tipo de ansiedade pode ser superado, independentemente se for devido a um problema de fala que você acha que torna o seu discurso incompreensível, ou apenas por ter dificuldade em fazer uma apresentação na frente de um grande grupo de pessoas. Praticar a dicção e observar a si mesmo em um espelho para ver como você aparece para os outros pode ajudá-lo a superar essa fobia.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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O que você precisa?

  • Espelho
  • Anotações
  • Água
  • Adereços

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Instruções

  1. 1

    Fale na frente de um espelho para ajudá-lo a ficar mais confortável com a imagem que você projeta ao falar para os outros. Essa pode ser uma ferramenta útil se estiver se preparando para uma reunião com um indivíduo ou um grupo de pessoas. Caso tenha problemas físicos com o discurso, observar sua boca no espelho pode ajudá-lo a aprender a produzir sons com mais facilidade.

  2. 2

    Prepare-se para uma apresentação com muitas anotações, se sua ansiedade for devido a ter que ficar em pé na frente de uma multidão. Anote ou imprima os cartões com seus pontos principais evidenciados para que você possa vê-los facilmente quando estiver falando. Conhecer o assunto de trás para frente pode torná-lo mais confortável em situações que provoquem ansiedade.

  3. 3

    Use técnicas de relaxamento para superar a ansiedade ao falar em público, seja no momento do discurso ou debate, ou quando ficar nervoso ao pensar nisso. Respire lenta e profundamente e sacuda os músculos dos braços e das pernas antes de começar a falar. Depois de algumas sessões de exercícios de relaxamento, você pode achar que a sua ansiedade está diminuindo, já que você estará se sentindo menos tenso tanto física quanto emocionalmente.

  4. 4

    Leve água com você, caso sofra de ansiedade ao falar com as pessoas durante suas atividades diárias, e certifique-se de ter um copo d'água à sua espera, se sua ansiedade aparecer apenas ao se dirigir a um grupo. Para ajudar a torná-lo menos ansioso e capaz de falar mais naturalmente, é preciso saber tratar os sintomas físicos da ansiedade ao molhar a garganta e os lábios secos.

  5. 5

    Use imagens, tabelas, gráficos e outros recursos visuais para ajudá-lo quando estiver com medo de dar um discurso. Esse método pode não diminuir a sua ansiedade de desempenho completamente, mas os adereços podem ser uma maneira de ilustrar a sua ideia com um mínimo de palavras.

  6. 6

    Fale sobre a sua ansiedade com amigos e familiares. Ser aberto sobre o seu medo e o que exatamente o faz sentir assim, em vez de reprimir suas emoções podem ajudá-lo a superar mais facilmente. Muitas pessoas pensam que se apresentam de um modo (geralmente negativo em algum grau) e são surpreendidos ao descobrir que os outros simplesmente não veem esses aspectos negativos. Saber a reação dos outros pode ajudá-lo a perceber que você não tem que estar muito preocupado com o seu discurso.

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