Como superar o medo de falar em público

Escrito por lars tramilton | Traduzido por mayara leal
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Como superar o medo de falar em público
Torne falar em público uma experiência relaxante e sem estresse (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Para muitas pessoas, falar na frente de uma grande multidão pode trazer um profundo sentimento de medo. Seus nervos podem intensificar fazendo com que você perceba sintomas físicos, de joelhos trêmulos e coração batendo até mãos suadas, úmidas e frias. O medo de falar em público pode ser prejudicial para uma série de aspectos da vida, especialmente sua carreira. Assuma o controle de sua ansiedade de falar em público, eliminando todas as suas preocupações.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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Instruções

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    Perceba que um pouco de nervosismo é normal. Para superar seu medo de falar na frente de multidões, primeiro entenda que um pouco de ansiedade pode ser saudável. Em alguns casos, pode até ajudá-lo a melhorar seu desempenho. Um caso leve de nervosismo antes de falar apenas significa que você se importa e quer ter sucesso em sua tarefa.

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    Pratique extensivamente. Muitas pessoas ficam nervosas antes de falar em público simplesmente por não estarem preparadas. Quanto mais confiante de suas capacidades, menos ansiedade você sentirá de discursar em público. Ensaie seu discurso quantas vezes for necessário antes de sua palestra, mesmo que seja em frente a um espelho, e peça opiniões honestas de seus familiares mais próximos ou amigos.

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    Reconheça que a perfeição não existe. Parte de seu nervosismo pode originar-se de medo de fracassar e cometer um erro durante o seu discurso. Você pode sentir que os erros levarão o público a julgá-lo negativamente e menosprezá-lo. Diga para você mesmo que ninguém na terra é perfeito e que todos ocasionalmente falham, até mesmo o presidente de uma empresa multinacional. Entenda que erros são inevitáveis ​​e a importância está na forma como você lida com eles e segue em frente. Há a possibilidade que seu público nem saiba que ocorreu um erro em primeiro lugar.

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    Concentre-se em sua respiração. Para acalmar o corpo e a mente, inspire e expire profundamente antes de começar a falar. Mantenha a respiração controlada e estável.

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    Conecte-se com o seu público. Para acalmar-se e eliminar o nervosismo ao falar, tente estabelecer um relacionamento com alguém na platéia que tenha um rosto agradável e receptivo. Dê à pessoa um sorriso e um pouco de contato visual direto e você pode obter o mesmo em troca. Mostre seu ponto de vista para obter contato visual com várias pessoas em seu público. A conexão pode ajudar a relaxar o cérebro e fará você sentir-se mais confortável.

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    Antecipe o sucesso. Em vez de imaginar obsessivamente uma catástrofe total durante a sua apresentação (como cair de cara no chão ou esquecer o que você tem a dizer), tente pensar de forma positiva. Seja imaginando o público aplaudindo-o de pé, ou pensando que está mudando a vida das pessoas com suas palavras e discernimento, concentre-se no que você quer desta situação, e não em seus maiores medos.

Dicas & Advertências

  • Cuide de si mesmo antes de um discurso. Certifique-se de que você durma bem na noite anterior e que você se sente relaxado e pronto para assumir e conquistar o mundo. Estar em estado de sonolência só fará você sentir-se mais inseguro e ansioso.

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