Suprimentos para artesanato de cortiça

Escrito por jessica kaufman | Traduzido por henry alfred bugalho
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Suprimentos para artesanato de cortiça
Há muitos projetos de artesanato que podem ser feitos com rolha de cortiça (wine cork image by Alison Bowden from Fotolia.com)

Há muitos projetos de artesanato que podem ser feitos com rolhas de cortiça que sobram de vinhos ou champanhes. O mais comum destes projetos são trempes, murais e guirlandas. Além de cortiça, cada um destes projetos exige suprimentos especiais. Contudo, há três suprimentos principais que eles têm em comum: algum tipo de cola, algum tipo de moldura (seja de madeira, espuma plástica ou arame) e um plano de design.

Outras pessoas estão lendo

Cola

O primeiro suprimento principal necessário para artesanatos com rolhas de cortiça é a cola. Há uma grande variedade de colas usadas em artesanatos de cortiça, sendo a mais popular a cola quente. Ela requer uma pistola especial para aquecê-la através da qual os bastões de cola são derretidos e aplicados. A cola quente é usada principalmente porque seca rapidamente e por suas propriedades de grande adesão. Ela permite que os artesãos completem rapidamente seu artesanato com cortiça. A cola quente não vazará em tecidos ou outras superfícies absorventes, o que a torna extremamente versátil. Outras escolhas de cola são: a supercola, cola de madeira, cola especial de artesanato e epóxi. Essas colas têm a tendência de vazarem em superfícies absorventes, por isso esteja ciente de que os projetos podem necessitar de tempo para secar entre as etapas. Cada uma dessas colas também secam com uma cor diferente e podem mudar o visual do projeto de cortiça. Elas também fornecem uma adesão muito firme e dão apoio ao projeto com cortiça.

Suprimentos para artesanato de cortiça
A cola quente é um tipo de cola usada em artesanatos com cortiça (Hot glue gun isolated image by Marek Kosmal from Fotolia.com)

Moldura

O próximo grande suprimento necessário para artesanatos de cortiça é algum tipo de moldura. Dependendo do projeto escolhido, ele pode ser um pedaço simples de madeira, um molde de espuma plástica, uma guirlanda de arame ou uma moldura de foto. Esta moldura em projetos de cortiça são essenciais para a aparência geral da peça concluída. Ela serve tanto como guia quanto como um bloco para montagem, sobre o qual é colado as rolhas de cortiça. Moldes ou fundos de espuma plásticos são utilizados principalmente para construção de guirlandas, enquanto as molduras de fotos ou os fundos de madeira são utilizados para construção de murais ou trempes.

Suprimentos para artesanato de cortiça
Uma moldura simples de foto é um exemplo de um suprimento necessário para artesanatos de cortiça (picture frame 7 image by chrisharvey from Fotolia.com)

Plano de design

O plano de design para artesanatos de cortiça é, sem dúvida, o suprimento mais importante necessário para muitos projetos. Ele pode ser esboçado pelo artesão ou vir na forma da moldura que será usada. Serve para dar ao artesão uma ideia de para onde o projeto irá e de como ele deve parecer quando estiver pronto. O plano de design pode ser qualquer coisa, desde formas geométricas a uma imagem específica de um rosto. Para projetos mais avançados, como obras de arte ou mobília de cortiça, você pode encontrar planos de design na internet e modificá-los conforme necessário para se encaixarem em suas necessidades.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível