Como o surdos aprendem a dirigir

Escrito por rachel j. paik | Traduzido por kelly damasceno
Como o surdos aprendem a dirigir

Os surdos quando instruídos corretamente podem aprender a dirigir tão bem quanto as pessoas que ouvem

Comstock/Stockbyte/Getty Images

Os surdos quando instruídos corretamente podem aprender a dirigir tão bem quanto as pessoas que ouvem, podendo até se tornarem melhores motoristas. Eles recebem instrução de condução semelhante as pessoas que ouvem, mas de uma maneira diferente. Ainda assim, o ensino para surdos conduzirem continua a ser uma questão controversa.

Outras pessoas estão lendo

Fatos

As pessoas surdas podem aprenderem a dirigir. Infelizmente, há poucos instrutores de condução disponíveis, porque ensiná-los a dirigir é incomum e alguns sentem-se intimidados pela tarefa. Isso significa que as pessoas com deficiência auditiva podem ter que contar com pessoas da família e amigos para aprenderem a dirigir. Às vezes, o ensino pode ser limitado, porque a família e os amigos podem ser bons em comunicação, mas não necessariamente bons instrutores.

Método

Os surdos aprendem a dirigir, principalmente por meio do aprendizado visual. Para ensiná-los não é necessário saber a língua de sinais, e sim saber como se comunicar de forma eficaz. As aulas se desenvolvem com o uso de movimentos das mãos, contato visual e recursos visuais. Para mostrar os controles do carro, os instrutores tocam um de seus braços ou pernas, e, em seguida no controle do carro, de forma a indicar qual membro é usado para qual controle. Ao ensinar funções como guiar, usar marchas, acelerar e parar, os instrutores usam recursos visuais para demonstrar a maneira correta e usam sinais de mão para indicar direções e quanta pressão deve ser usada ao operar os controles. O contato visual indica para os surdos onde eles devem olhar e prestar atenção.

Benefícios

Quando os deficientes auditivos dirigem, eles gozam de um privilégio básico como qualquer outra pessoa. Isso demonstra também que a surdez não deve prejudicar a qualidade de vida. O tráfego pode ainda se beneficiar de ter motoristas surdos na estrada. Oito estudos realizados por diferentes pesquisadores entre 1962 e 1991 comparou motoristas surdos com os que ouvem, e sugerem que os condutores que não ouvem têm menos acidentes e infrações de trânsito. É possível que eles dirijam com mais segurança, porque têm uma melhor concentração. Ter deficiência auditiva melhora os outros sentidos, tornando-os mais sensíveis ao movimento e ao ambiente.

Controvérsia

Algumas pessoas não se sentem confortáveis com o fato de pessoas surdas aprenderem a dirigir, pois as pessoas que ouvem acreditam que não é seguro dirigir sem poder escutar, pois parece difícil para quem ouve dirigir sem os sinais sonoros. O desconforto em relação as pessoas surdas aprenderem a conduzir está presente na lei. Pelo menos 26 países não permitem que as pessoas surdas tenham uma carteira de motorista.

Potencial

No Brasil quem tem deficiência auditiva pode obter a carteira de habilitação. Porém, é necessário que se use um adesivo no veículo com o símbolo internacional de surdez.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media