Tamanho da cortina e tamanho da janela

Escrito por linda erlam Google | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tamanho da cortina e tamanho da janela
As cortinas podem alterar o tamanho aparente de uma janela (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Talvez, devido a limitações estruturais ou de design, o arquiteto da sua casa tenha colocado uma janela pequena na sala de estar, muito próxima do chão e descentralizada na parede. Adicionar uma cortina pode acentuar o problema, mas se for usada corretamente, o tamanho e a forma aparente da janela pode ser alterada, deixando-a equilibrada e mais proporcional à sala.

Outras pessoas estão lendo

O retângulo dourado

Uma boa proporção para considerar é o "retângulo dourado". Esse linhamento de design indica que as laterais de um retângulo são esteticamente agradáveis se as proporções dos lados são 3 a 5. Uma janela de 90 cm de altura, por exemplo, deveria ter 150 ou 55 cm de largura; uma de 2 m de altura pode ter uma largura de 3,3 m ou 1,2 m. Se sua janela não tiver essas proporções, as cortinas podem criar um efeito visual.

Janelas descentralizadas

Uma janela descentralizada na parede pode ser corrigida facilmente centralizando as cortinas. Se, por exemplo, a janela estiver 60 cm para um lado, adicione essa distância à medida da janela para calcular a largura do varão; na hora de instalar as cortinas, centralize-as na parede e não na janela. Isso criará a ilusão de que a janela tem mais 60 cm de tamanho e está bem posicionada na parede.

Janelas estreitas

As janelas estreitas podem ser decoradas com uma cortina mais larga, mas que não deve ser aberta além da borda da moldura. Quão mais largas devem ser as cortinas depende do tamanho real da janela, do tamanho que deveria ter e da quantidade de espaço disponível. As proporções do retângulo dourado podem ajudá-lo a determinar o valor a adicionar sem deixar a forma aparente da janela sem proporções.

Janelas curtas

As janelas curtas podem ser alongadas visualmente com o uso de uma cantoneira grande. Ela, se colocada de forma que a bainha inferior apenas cubra a borda superior da moldura, criará a ilusão de que a janela é bem mais alta. Uma boa proporção para ela é um mínimo de 1/4 da altura aparente da janela. Se, por exemplo, a janela tiver 1,2 m e quiser ser levada para 1,5 m, adicione uma cantoneira com um mínimo de 36 a 42 cm e monte-a a uma altura 24 a 30 cm superior à da moldura.

Janelas estreitas

As janelas menores que são curtas e estreitas podem ser melhoradas com uma cantoneira grande e vigas. Ao manter a cantoneira o mais alto possível na parede e aumentar a largura das cortinas, a janela parecerá mais alta e larga.

Montagem interna

As cortinas montadas dentro da moldura da janela chamam a atenção para o tamanho e a forma da janela. A menos que sejam usadas junto a uma cortina dupla, raramente são uma boa escolha se a janela não tiver as proporções corretas ou estiver desequilibrada na parede.

Vigas

As janelas com vigas devem ser decoradas tão vistosamente quanto a janela em si. As cortinas devem ser completas e, se forem estacionárias, conter suficiente tecido para criar a ilusão de que podem ser fechadas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível