×
Loading ...

Quanto de tecido eu preciso para fazer uma fronha de travesseiro

Atualizado em 21 novembro, 2016

Você pode comprar uma fronha de travesseiro em quase qualquer grande loja de varejo ou loja de decoração. Se você quer fazer seus travesseiros ficarem com um toque bem particular, tente fazer a sua própria fronha ao invés de comprá-la. Com poucas habilidades em costura você já pode fazer uma fronha para os travesseiros da sua casa. Escolha o seu tecido favorito e as estampas que seus familiares e amigos gostam para colocar em seus travesseiros. Use medidas padrões ou customize elas ao formato dos seus travesseiros e outras almofadas.

Use tecidos chamativos para fazer uma fronha para uma criança. (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Medidas do travesseiro

Meça a largura do travesseiro. Com o travesseiro colocado na cama, esta medida seria de um lado do travesseiro até o outro. Ela deve englobar a espessura do seu travesseiro e as costuras devem estar centralizadas nas duas partes; se não houver costuras no travesseiro, simplesmente passe a fita métrica ao redor do travesseiro verticalmente e divida por dois; chame esta medida de A. Meça o comprimento do seu travesseiro de lado a lado e chame-o de B. Este é o sistema de medição base para a escolha do tecido, se você quiser personalizar a fronha de um travesseiro específico.

Loading...

Tamanhos padrões

Se você quiser fazer várias fronhas para dar de presente, use as medidas padrões de um travesseiro para te ajudar a determinar o quanto de tecido você vai precisar. De acordo com o site "Table Top & Home", o tamanho padrão de um travesseiro de solteiro é de 50 cm x 66 cm; um travesseiro "Queen size" 50 cm x 76 cm; e um "King size" 50 cm x 91 cm. Use estas medidas para fazer as fronhas se você não tiver os travesseiros nas mãos para medi-los, se você pretende vender ou até mesmo dar estas fronhas para alguém.

Descontos da costura

Você vai ter que acrescentar um pouco de tecido nas medidas de comprimento e largura do seu travesseiro se você quiser fazer costuras na sua fronha. Na medida A, adicione 1 cm; isso vai te deixar fazer uma costura de 0,5 cm em cada lado do travesseiro. Na medida B, adicione 0,5 cm de tecido para o fechamento da fronha, 1 cm para a abertura e entre 7 a 12 cm deste lado para ser a sobra onde o travesseiro entra e não sai.

Metragem de tecido

Se você for em uma loja de tecidos, você precisa saber quantos travesseiros você pode cortar a partir de um pedaço de tecido. Para uma fronha padrão, sua medida A será de 52 cm e a medida B entre 75 e 80 cm. Você vai precisar de duas peças de tecido que meçam A x B para fazer uma fronha. Um pedaço de tecido de algodão padrão é de 1,10 m de largura; isso significa que cabem duas medidas A em toda a largura do tecido e você precisa que o comprimento corresponda a medida B. Com um metro de tecido, você vai conseguir fazer uma fronha com um pouco de tecido de sobra.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...