Técnicas de aparar barba com navalha

Escrito por matthew greene | Traduzido por eduardo chagas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Técnicas de aparar barba com navalha
Barbear-se com uma navalha é uma sensação sem igual (Michael Blann/Digital Vision/Getty Images)

Barbear-se é uma arte. É, para o homem, um exame diário da realidade do corte limpo refletido no espelho. Com a variedade de navalhas descartáveis "seguras", essa arte, para muitos, perdeu-se na correria diária. A intimidade, a precisão e o ritual que se barbear com uma navalha oferecem uma experiência como nenhuma outra.

Outras pessoas estão lendo

Diretrizes gerais úteis

Obviamente, a lâmina deve ser cuidadosamente estropeada, antes de cada utilização. Sessenta passadas de cada lado parecem ser suficiente. Use passadas suaves, permitindo que apenas o peso da lâmina caia sobre o estropo a cada passada. Certifique-se, também, de que o estropo é firme e resistente para evitar o desgaste irregular. Uma navalha cuidada adequadamente nunca precisa ser amolada, barrando acidentes infelizes (como se cortar na cara, por exemplo). Cuidadosamente lave o rosto com água quente e o sabão que você preferir. Uma lavagem quente ajuda a abrir os poros, o que faz os pelos ficarem mais retos. Aplique um creme de barbear de sua escolha. Use um creme de sua preferência, contanto que deixe o pelo de pé, permitindo um barbear mais rente.

Em ação

Começando na parte inferior das costeletas, inicie barbeando os pelos da face, com passadas para baixo. A lâmina da navalha deve estar em um ângulo de aproximadamente 15° do plano da sua pele. Use passadas suaves e uniformes. Você perceberá o creme de barbear sendo removido e o cabelo acumulando-se na parte de trás da navalha. Ela pode ser facilmente ser passada novamente na cara com uma passada contrária, permitindo que você barbeie a área uma segunda vez, em uma direção alternativa. Isso dará um corte ainda mais rente.

Tensão da pele

O processo de fazer a barba com uma navalha irá familiarizá-lo com os contornos da sua geografia facial de modo que nunca antes tinha pensado possível. Você encontrará algumas áreas muito mais fáceis de fazer a barba do que outras. A razão para isto é a tensão da pele. Obviamente, uma seção mais tensa proporcionará uma superfície mais fácil de trabalhar. Outras áreas, pelo contrário, serão mais soltas, que vão exigir que você aumente a tensão. Há tantas técnicas variadas para fazer isto como existem zonas correspondentes no seu rosto. Para as bochechas, encher a boca com ar é geralmente suficiente. Para um barbear ainda mais rente, puxe a pele do rosto para baixo, enquanto passa a lâmina para cima. Em contraste, puxe a mesma área para cima, enquanto passa para baixo. Raspar o pescoço geralmente é bastante simples. Virar sua cabeça na direção oposta da barba normalmente fornece tensão suficiente. No entanto, provavelmente achará necessário puxar a pele no osso maxilar, trazendo-a mais para a região da bochecha. Isso permitirá que você raspe a parte superior do pescoço na bochecha ou no maxilar. Enquanto o queixo é definitivamente uma área pequena, tornando passadas impossíveis, uma combinação de experiência, paciência e manipulação dos músculos faciais inferiores facilitará completar essa área. Acima do lábio é, para muitos novos barbeadores de navalha, uma área problemática. O espaço é limitado e a topografia pode ser muito enganosa para essa lâmina implacável. Usar os músculos do lábio para puxar essa área para baixo permitirá melhor tensão, assim como usar sua língua para endireitar as curvas da área do bigode por dentro da boca. Uma abordagem renomada, mas um tanto questionável, é inserir o dedo em uma narina e literalmente puxar o nariz para longe do lado que está sendo barbeado.

Paciência

Assim como tudo sobre barbear-se com uma navalha, paciência e passadas lentas são as chaves para tornar-se bom. Em algumas curtas semanas, será mais fácil que você jamais imaginou e provavelmente preferirá o ritual e o sentimento do barbear do que aqueles que você tentou antes.

Não perca

Referências

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível