Técnicas e instruções de "tie-dye" avançado

Escrito por mercedes valladares | Traduzido por wladimir d. uszacki
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Técnicas e instruções de "tie-dye" avançado
"Tie-dye" é uma técnica para tingir roupas com diversas estampas coloridas (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

"Tie-dye" é geralmente associado a origens clássicas e espirais claras e coloridas. Entretanto, as técnicas e as estampas de "tie-dye" ficaram mais populares nos últimos anos. Os fatores principais estão nas técnicas de amarrar e no controle das tintas e das matizes. Ao aprender como amarrar em formatos específicos, você poderá tingir diferentes símbolos e estampas como um profissional.

Outras pessoas estão lendo

Escolhendo a estampa e as cores

Escolha o estilo inicial para a estampa do tecido, como Batik (arte tradicional da Indonésia), camuflagem, curvas ou o símbolo de um coração ou da paz. É melhor fazer um rascunho simples da estampa e colocar as cores escolhidas para tingir. Trabalhe com tecidos prontos para tingimento ou camisetas sem estampa 100% algodão para melhores resultados e maior absorção da tinta. Prepare a área de trabalho e misture as tintas em um local bem ventilado. Quando estiver trabalhando com várias cores, use garrafas de mistura com bico de dosagem e elásticos. Se estiver dobrando um símbolo, use canetas ou marcadores com tinta lavável para desenhar a estampa antes de tingir.

Estampas de listras com ângulo

Estenda a camiseta em uma superfície plana. Escolha o ângulo desejado para as listras e gire a camiseta de acordo. Use elásticos alongados para segurar a dobra o mais firme possível. Isso é muito importante para evitar que a tinta sature completamente o tecido. Sem dobras apertadas, a estampa "tie-dye" desaparecerá. Você também pode dobrar as listras em curvas para fazer listras onduladas. Por exemplo, se o design tiver uma listra no canto da parte de baixo da camiseta, faça uma dobra franzida na direção desejada para a listra angulada ou curvada. Quanto mais comprida a dobra, maior o "tie-dye". Prenda as dobras com elásticos.

Misture a tinta em tigelas ou garrafas de mistura com o bico de dosagem. Para listras com várias cores, coloque cada cor separadamente. Molhe a camiseta cuidadosamente, indo de cores claras a escuras.

Símbolo da paz

Estenda a camiseta em uma superfície plana e dobre-a ao meio, da gola à barra inferior. Com uma caneta ou um marcador para tecidos com tinta lavável, desenhe metade do símbolo da paz. Utilize uma régua ou fita flexível para garantir o tamanho e a marcação corretos conforme desenha na camiseta.

Junte o círculo exterior do desenho formando pregas sanfonadas. É muito importante juntar o tecido firmemente até que todo o círculo exterior esteja completamente amarrado. Use um elástico para prendê-lo. Vire a camiseta e repita, juntando a linha central. Vire a camiseta novamente e junte as linhas anguladas, mantendo cada uma bem apertada com elásticos. Mergulhe cada porção independentemente ou pode-se tingir usando as garrafas de mistura com o bico de dosagem. Se a estampa tiver várias cores da mesma matiz, controle a cor com o tempo de mergulho. Se ela tiver várias cores de matizes diferentes, é melhor utilizar uma garrafa de mistura.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível