Técnicas interessantes de pintura com tinta dourada

Escrito por julie hampton | Traduzido por agmar vitti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Técnicas interessantes de pintura com tinta dourada
Tinta dourada pode ser usada para produzir efeitos de reflexo e dar textura à superfícies

A tinta dourada pode ser usada para produzir efeitos de reflexo e dar textura a superfícies em ambientes internos. A tinta metálica é feita de minúsculos flocos de mica. Projetos de pintura geralmente necessitam que você aplique várias camadas de tinta. Deve existir uma boa luminosidade no ambiente para que a mica presente na tinta seja refletida de forma adequada. Uma grande variedade de tintas metálicas em várias tonalidades de dourado podem ser compradas em lojas especializadas em produtos para casa e lojas de artesanato. A tinta pode ser em spray, para uso com pincel ou rolo, dependendo da técnica escolhida.

Outras pessoas estão lendo

Esmaltamento

Esmaltar uma parede dourada confere a ela um visual antigo e tênue. São aplicadas várias camadas de tinta sobre uma base escura, geralmente de tinta acrílica preta ou marrom. A base escura é necessária para a maioria das aplicações de tintas metálicas, uma vez que esta tinta é translúcida. Use uma mistura de esmalte com tinta látex para dar a uma superfície um aspecto antigo. Esta técnica pode ser feita usando-se trapos, jornal ou sacolas plásticas.

Técnicas interessantes de pintura com tinta dourada
Esmaltar uma parede dourada confere a ela um visual antigo e tênue (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Craquelado

As técnicas com tintas craqueladas dão à superfície um aspecto antigo e descascado. Pode ser usada uma base de qualquer cor para receber a tinta dourada craquelada por cima. Uma outra opção é aplicar uma primeira camada sólida de dourado, e então aplicar cores diferentes por cima. A camada de cima revelará toques sutis de dourado que poderão ser vistos sob a tinta craquelada.

Técnicas interessantes de pintura com tinta dourada
As técnicas com tintas craqueladas dão à superfície um aspecto antigo e descascado (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Pincel seco

Pegue um pincel seco e mergulhe-o levemente na tinta dourada. O pincel não deve ser saturado. Aplique a tinta metálica em áreas altas e baixas de elementos arquitetônicos, como guarnições e medalhões de teto.

Técnicas interessantes de pintura com tinta dourada
Aplique a tinta metálica em áreas altas e baixas de elementos arquitetônicos

Gesso com aplicações douradas

Aplique gesso em uma parede usando uma espátula. Adicione pingos de dourado na espátula e misture-os com o gesso. O aspecto final se assemelhará a uma superfície de pedra com reflexos dourados.

Técnicas interessantes de pintura com tinta dourada
Outra técnica envolve o uso de gesso

Listras e formas geométricas

Incorpore tons metálicos e dourados quando fizer formas e padrões geométricos. As listras podem ser verticais e horizontais em tamanhos variados. Quadrados geométricos grandes em tons diferentes de dourado podem ser adicionados para dar destaque à parede.

Técnicas interessantes de pintura com tinta dourada
Incorpore tons metálicos e dourados quando fizer formas e padrões geométricos (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível