Técnicas para pintar retratos com tinta acrílica

Escrito por leslie rose | Traduzido por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Técnicas para pintar retratos com tinta acrílica
Aprenda técnicas de pintura com tinta acrílica (paint image by Gabees from Fotolia.com)

A tinta acrílica é uma tinta de secagem rápida, tendo diversas semelhanças com a tinta a óleo. Quando seca, pode ser difícil diferenciar uma da outra. Mas a tinta acrílica é aplicada de forma diferente da tinta a óleo, pois tem a água como base, em vez de óleo. Pintar um retrato com tinta acrílica pode ser um desafio, já que ela seca muito depressa. A mistura de cores, uma parte importante da criação das pinturas, é difícil com tinta acrílica.

Outras pessoas estão lendo

Preparação

Prepare sua tela para pintar. Pelo fato de estar trabalhando com tinta acrílica, não é necessário preparar a tela (pintá-la com gesso), mas a maior parte dos pintores prefere fazer isso, visto que uma tela sem gesso tende a absorver mais tinta. Faça diversos esboços antes de começar a pintura. Prepare-se para pintar esboçando os contornos da figura na tela. Trabalhe com algo real, ao invés de imaginário. Quando escolher um tema, tenha em mente que se você optar por um modelo vivo, terá certos desafios pela frente. Esses desafios incluem mudar as condições de iluminação da luz do dia comum, um modelo incapaz de ficar perfeitamente parado, que tem mudanças de pose sutis entre uma sessão e outra. Fotografias são bons modelos, mas certifique-se de escolher uma foto que seja de alta resolução.

Misturando cores e formas

Quando estiver misturando suas cores ou pintando sombras, você vai precisar pintar rápido Então, adicione retardador de secagem para tinta acrílica, dilua a tinta em água ou faça uma combinação de tudo isso. A maioria dos retratos vai precisar de uma boa mistura. Comece a pintar numa camada de cores planas que cubra a tela toda. Construa suas cores com áreas de maior luminosidade, áreas mais escuras e detalhes. Depois que a tinta estiver seca, se você precisar acrescentar sombras e pontos mais luminosos a algo que já está na tela, você precisará diluir a tinta para acrescentá-la, de modo a permitir que a tinta que está na camada debaixo apareça. Isso criará transições mais sutis entre a sombra ou a luz e a cor original. Uma alternativa é misturar a cor básica de novo e aplicá-la de novo na tela, depois acrescentar pontos mais luminosos e sombras à cor básica enquanto ela está úmida.

Tempo de pintura

Não tente completar um retrato de uma vez, mesmo que esteja pintando a partir de uma foto. Voltar à pintura várias vezes lhe dará uma perspectiva nova e permitirá que você corrija erros. Nos intervalos entre as sessões de pintura, a tinta acrílica irá secar completamente. Para fazer alterações, você pode encontrar dificuldade em misturar as novas camadas de tinta à imagem antiga. Mais uma vez, para misturar a tinta nova com a antiga, pode ser que você precisa diluir a tinta nova para que a outra apareça. Você também pode ter que pintar seções inteiras do retrato para fazer com que as cores antigas fiquem iguais às novas. Tinta acrílica pode ser pintada em camadas várias vezes, quase infinitamente, sem preocupação com a possibilidade de as camadas de tinta racharem a camada de tiner sobre elas (ao contrário da tinta a óleo).

Se você não puder definir seus erros, mova rapidamente o olhar do modelo para a pintura, várias vezes, para comparar as diferenças nas formas dos dois.

Aplicação da tinta

A tinta acrílica pode ser diluída e aplicada à tela em camadas transparentes, ou pode ser aplicada na tela em manchas de textura e pinceladas grossas. Essas técnicas podem ser misturadas na tela. Misturar esses diferentes tipos de aplicações de tinta numa mesma tela pode tornar seu retrato mais interessante.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível