×
Loading ...

Técnicas de tingimento tie-dye seco e molhado

Atualizado em 17 abril, 2017

A técnica de tingimento "tie-dye" (que significa "amarrar e tingir"), é uma forma de arte geralmente associada com camisetas coloridas. Desde os anos 60, quando se tornou popular, foram desenvolvidas diferentes técnicas. Experimentar ambas as opções de tingimento seco e molhado é uma boa forma de identificar qual o seu método preferido. O tingimento cria padrões diferentes em camisetas secas e molhadas. Dobrar o material de diferentes formas influencia o desenho e é uma forma de criar uma expressão artística original.

O tie-dye é conhecido por cores vivas e desenhos únicos (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Escolhendo entre a técnica seca ou molhada

Como as técnicas seca ou molhada diferem principalmente em relação a molhar ou não o tecido sendo tingido, a escolha do método muitas vezes é tomada com base no padrão preferido. Se você quiser um padrão que lembre penas ou marmorizado, o tecido molhado é a melhor forma de conseguir esse resultado. Se quiser um desenho mais preciso e definido, é melhor aplicar o corante ao tecido seco, para que as cores não escorram ou se espalhem muito. Algumas técnicas secas pode ser mais rápidas, pois não exigem tempo de secagem entre a aplicação das cores e não precisam de baldes ou barris de água para o processo. Em ambas as técnicas é necessário deixar o corante secar no tecido, e dependendo do escolhido, isso pode variar de algumas poucas horas a um dia inteiro.

Loading...

Técnicas molhadas

O tecido molhado é melhor para dispersar o corante e criar um efeito marmorizado ou semelhante a penas. A técnica básica usada leva de 24 a 26 horas. Primeiramente, o tecido é mergulhado em água com bicarbonato de sódio por 30 minutos antes da aplicação do corante. Então, a camiseta, ou outro tecido, é torcida e amarrada com três ou mais elásticos. A forma que ela é torcida produzirá um determinado desenho, e é aqui que a arte entra em ação. Usar tecido molhado torna mais fácil torcê-lo em formas diferentes para criar desenhos interessantes. O tecido é tingido e descansa por 24 horas para firmar a cor.

Técnicas secas

O tecido seco pode produzir linhas mais definidas. Uma forma simples e fácil de executar o método seco é usar uma esponja para dar batidinhas com a tinta na camiseta seca. Essa opção é boa para moradores de apartamento ou para climas frios porque precisa de pouco espaço e tempo. Coloque os corantes em pratos descartáveis e use uma esponja de cozinha para passar a cor na camiseta ou outro item. Depois que o padrão tiver sido criado, deixe a tinta secar. Antes de lavar, coloque a camiseta na secadora por 10 minutos para firmar a cor. Outras técnicas usam garrafas com pulverizador cheias de tinta ou tinta em spray.

Opções de tie-dye usando tecido molhado ou seco

Uma técnica mais comum de tingimento envolve o uso de um fixador de bicarbonato de sódio. Ao mergulhar a camiseta no fixador, o tecido reage melhor com o corante, gerando uma cor mais viva e que não desbota. Fica a critério do artista deixar a camiseta secar antes de aplicar o corante ou fazer isso imediatamente, no tecido molhado.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...