Mais
×

Como ter luz em um banheiro sem janelas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um banheiro pequeno ou lavabo pode parecer sombrio sem a iluminação adequada. Muitos banheiros pequenos, especialmente em apartamentos, podem não possuir uma janela para animar o ambiente com luz natural. Você pode usar iluminação artificial para refletir e intensificar uma luz existente. Espelhos grandes podem ampliar um banheiro sem janelas e criar uma sensação maior de iluminação.

Instruções

Traga espelhos para o banheiro para que a luz possa ser refletida e intensificada (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

    Luz natural

  1. Instale uma claraboia para preencher instantaneamente a sala com luz natural se o teto do seu banheiro fizer contato direto com o telhado. Essa opção economiza dinheiro, uma vez que você não precisará ligar as luzes durante o dia, e a luz natural tipicamente cria a melhor ambientação.

  2. Compre uma claraboia de qualidade. Evite as unidades mais baratas com envidraçamento plástico, que são propícias a um eventual vazamento, custando mais caro no futuro. Os modelos com envidraçamento de eficiência energética são uma boa opção.

  3. Cheque se o seu banheiro possui a ventilação adequada para prevenir a condensação da claraboia durante banhos. Consulte um instalador para saber qual tamanho funcionará melhor no seu banheiro.

    Luz artificial

  1. Instale tipos diferentes de iluminação em lugares diferentes do banheiro. Até mesmo os ambientes menores se beneficiam com uma iluminação focada e natural. Consulte um eletricista para saber qual a fiação apropriada para instalar arandelas ou instalações verticais em ambos os lados de um espelho ou objetos mais altos, em cerca de 1,95 a 2 m do chão. Iluminações de teto recessivas produzem sombras na superfície, então tenha certeza de que a instalação excede além da parede quando pronta. Use bulbos de 150 watts ou equivalentes.

  2. Instale iluminação na área do chuveiro. Instale uma luz recessiva com lentes de vidro para prevenir o amarelamento.

  3. Traga luz ambiente com uma instalação montada no teto. Use um candelabro ou uma luminária de teto atraente que adicionará estilo e elegância ao banheiro. Você também pode instalar um fio de luzes escondido por detrás de uma moldura no teto para iluminar o perímetro de um cômodo pequeno.

  4. Instale luzes de acentuação para iluminar peças de arte, pias ou outras instalações atraentes do seu banheiro. Se ele for muito pequeno para usar esse tipo de iluminação, vire a luz do chuveiro em um ângulo de 35 graus para obter um trabalho de acentuação do azulejo atraente.

  5. Traga espelhos para o banheiro para que reflitam as luzes existentes. Um espelho grande em uma parede, um pequeno para maquiagem em um apoio ou até mesmo um menor emoldurado intensificam a luz e fazem com que o banheiro pareça mais espaçoso.

O que você precisa

  • Claraboia
  • Arandelas e instalação de iluminação permanente
  • Bulbos de luz de 150 watts
  • Instalação de luz à prova d'água
  • Instalação de luz no teto
  • Peças de iluminação acentuadas
  • Espelhos
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article