Mais
×

Como testar capacitores de alta tensão em série

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Teste um grupo de capacitores de alta tensão ligados em série com um multímetro digital se quiser ter certeza de que a ligação está correta. Os capacitores armazenam energia elétrica para ser usada em outros momentos pelos dispositivos nos circuitos. Quando ligados em série, a capacitância, medida em microfarads, é menor do que o valor individual de um dos componentes. Uma ligação em série permite somente uma rota para que a eletricidade flua entre cada capacitor, pois eles estão conectados em uma linha.

Instruções

Utilize um multímetro digital para medir capacitância (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)
  1. Divida o número um pela capacitância de cada componente e some os resultados. Chame isso de "x". A capacitância de cada um está descrita no lado do capacitor. Por exemplo, assuma que você possui três capacitores de 100, 200 e 300 microfarads, que devem ficar em 0,01 + 0,005 + 0,003, de modo que x = 0,018.

  2. Divida o número 1 por "x" para obter a capacitância da combinação dos capacitores em série em microfarads. Agora é preciso dividir 1 por 0,018, sendo isso igual a 55,6 microfarads.

  3. Ligue o multímetro digital e ajuste o seletor para capacitância em microfarads. O símbolo para essa notação é a letra grega "mu", seguida por um "f". A letra grega "mu" minúscula lembra a letra "u".

  4. Encoste a ponteira vermelha (positiva) do multímetro na extremidade positiva do primeiro capacitor ligado em série e a ponteira preta (negativa) na extremidade negativa do último capacitor da ligação. O número no visor do dispositivo é a medida de capacitância para os capacitores de alta tensão ligados em série. Se o número for diferente do valor calculado em mais do que 5%, os componentes estão conectados incorretamente.

Aviso

  • Abstenha-se de tocar nos capacitores ou em qualquer fio desencapado quando for realizar as medidas em dispositivos de alta tensão para evitar choques elétricos.

O que você precisa

  • Calculadora
  • Multímetro digital
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article