on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como testar o nível de carga de uma bateria Ni-MH

Atualizado em 23 março, 2017

As baterias de níquel-hidreto metálico (Ni-MH) produzem, quando totalmente carregadas, 1.2 volts - o mesmo que baterias de níquel-cádmio (NiCd). Ao ser usada, a bateria produz cada vez menos energia, até não ser capaz de alimentar o seu equipamento. Além disso, o usuário não recebe muitos avisos de que a bateria está acabando. Contudo, se você utilizar um multímetro para testar ocasionalmente o nível de carga da bateria Ni-MH, saberá com antecedência qual é o nível de energia e poderá recarregá-la quando achar necessário, em vez de esperar até que ela fique totalmente esgotada.

Instruções

Use um multímetro para testar o nível de carga de sua bateria Ni-MH (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)
  1. Ligue o multímetro. Configure o aparelho para ler volts, de modo que você possa testar o nível de carga de sua bateria Ni-MH.

    Loading...
  2. Coloque o pino de metal na ponta do cabo preto do multímetro sobre a base lisa da bateria sendo testada. Em seguida, coloque o pino do cabo vermelho do aparelho medidor na parte saliente da bateria Ni-MH.

  3. Verifique o visor do multímetro. Se a bateria estiver totalmente carregada, ele deverá mostrar 1.2 volts. Caso a leitura exiba um valor de cerca de 1 volt, a bateria provavelmente estará na metade de sua carga. Note que as baterias Ni-MH conseguem manter sua voltagem máxima por um bom tempo. Porém, quando a leitura mostrar um valor menor que 1 volt, recarregar a bateria é uma boa opção.

Loading...

O que você precisa

  • Multímetro

Referências

Loading ...
Loading ...