Como fazer testes de cálculo com a TI-89

Escrito por baptist johnson | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer testes de cálculo com a TI-89
O cálculo envolve temas matemáticos avançados, tais como funções, sequências e derivadas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A TI-89 é uma calculadora científica fabricada pela Texas Instruments. É capaz de calcular várias funções de cálculo, incluindo limites, funções, derivadas e integrais. Além disso, a TI-89 pode transformar em gráfico equações, funções e inequações para apresentar um problema e a solução em forma visual. Usar a TI-89 em um teste de cálculo, portanto, pode ser extremamente útil. No entanto, fale antes com seu professor para saber se é permitido.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Aprenda os temas do seu exame de cálculo. Esse é o ramo da matemática que cobre o sequenciamento de uma função, seus argumentos, derivadas, séries infinitas e integrais. Mesmo com a ajuda de uma TI-89, você deve ser capaz de ler e compreender os problemas no exame. Entenda o que o problema pede para calcular a solução corretamente.

  2. 2

    Aprenda as funções básicas da TI-89. Antes de começar a resolver problemas de cálculo, você deve conhecer os controles da calculadora. Será útil aprender alguns não relacionadas com o cálculo, tais como limpar os dados, copiar e colar, armazenar soluções, digitar caracteres especiais e solucionar problemas do aparelho.

  3. 3

    Leia o manual da TI-89 para descobrir como usar as funções de cálculo. Foque nas áreas que envolvem o tema, tais como colocar em gráfico as funções e sequências, avaliar funções e seus limites, calcular derivadas e linhas tangentes, avaliar antiderivadas e integrais definidas, e resolver somas parciais e infinitas.

  4. 4

    Pressione a tecla "Y=" para digitar as equações e funções que quiser colocar no gráfico. Digite sua equação usando a tecla "X" da calculadora para as variáveis. Depois de colocar a função no gráfico, poderá testar as variáveis com a função de traçar ou verificar soluções com a função de interseção.

  5. 5

    Mude o modo de gráfico para "sequence ("sequência") para graficar sequências em vez de funções lineares. Depois de fazer isso, digite a sequência usando a tecla "Y=".

  6. 6

    Digite sua função usando a tecla "Y=" para avaliá-la. Em seguida, use a função "table" ("tabela") para avaliar as variáveis. A tabela lhe mostrará o valor "y" calculado para um determinado "x". Você pode pedir o cálculo de qualquer valor "x" real usando a função "ask" (perguntar) na tabela. Digite o valor de "x" que quiser testar na coluna independente.

  7. 7

    Calcule derivadas e linhas tangentes usando a função "menu" da calculadora. A tecla está etiquetada como "F5" ou "Math". Depois de pressioná-la, desça até a opção "A: Tangent" (Tangente) e pressione "Enter" (Entrar) para acessar a função tangente. Desça até a opção "6: Derivatives" (Derivadas) e pressione "Enter". A função "menu" também contém uma opção para resolver integrais definidas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível