Mais
×

Como fazer textura trançada de cestos em bolos

Atualizado em 22 fevereiro, 2018

Decorar bolos com textura trançada pode deixá-los mais interessantes e estruturados. Para isso, use um saco de confeiteiro com uma ponta específica para desenhar linhas que representam o trançado de um cesto. Não é difícil aprender a usar o saco; paciência e um mínimo de destreza são necessários, mas o mais importante é ter disposição para tentar. Uma técnica básica como o trançado de cesto, fácil mas de aparência incrível, é um bom começo.

Instruções

Use um saco de confeiteiro para desenhar trançados de cesto no seu bolo (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)
  1. Encha o saco de confeiteiro até a marca de 2/3 com o creme de manteiga. Comece fazendo uma linha vertical de cima para baixo. Em um bolo redondo, comece em qualquer lugar; em um quadrado ou retangular, comece em um canto.

  2. Cruze a linha vertical com uma horizontal no canto de cima da lateral do bolo. Ela deve ter três vezes o tamanho da largura da ponta. Deixe um espaço acima da largura da ponta e desenhe outra linha horizontal, assegurando que termine alinhada com a primeira faixa de cobertura.

  3. Continue até o fim do bolo, garantindo que cada linha possua o mesmo comprimento que as outras. Não se preocupe se o espaço acabar no final do bolo, pois isto pode ser consertado com uma borda.

  4. Desenhe uma segunda linha vertical através do fim das linhas horizontais, deixando uma largura da ponta de espaço entre a primeira e a segunda linhas verticais.

  5. Empurre a ponta com cuidado embaixo da primeira linha vertical, no primeiro espaço entre as linhas horizontais. Desenhe outra faixa, de modo a parecer que veio de baixo da primeira linha vertical, então cruze a próxima. Estenda o final desta faixa com uma ponta grossa passando pela linha vertical.

  6. Continue fazendo até o final do bolo. Repita alternando linhas verticais e horizontais até que toda a lateral do bolo esteja coberta com o trançado. Você poderá precisar encher o saco de confeiteiro algumas vezes, dependendo do tamanho do bolo.

  7. Desenhe uma borda decorativa ao redor do bolo, se necessário ou desejado, para esconder qualquer falha no trançado. Uma decoração de ondinha ou gotas cairia bem como borda.

Dicas

  • Uma plataforma giratória para decorar bolos pode tornar o processo muito mais fácil, especialmente se puder ser ajustada de acordo com o lado do bolo em que está.
  • Se não estiver familiarizado com um saco de confeiteiro, pratique em um prato ou tigela virada. A cobertura pode ser reutilizada quando acabar os testes.

O que você precisa

  • Saco de confeiteiro com ponta de trançado, como a Wilton número 47
  • Cobertura de creme de manteiga
  • Bolo pronto
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article