Mais
×

Como tingir uma lente de óculos?

Atualizado em 20 julho, 2017

As lentes oftalmológicas coloridas tornaram-se muito populares. Muitas pessoas usam para fins estéticos e para reduzir o tempo de exposição ao sol ou reflexos da noite. Tingir as lentes exige paciência, pois a combinação e mistura de cores é essencial para alcançar a tonalidade perfeita. Com estes passos, você não só será capaz de tingir, como também aplicar revestimentos como proteção UV e resistência a arranhões.

Instruções

Tingindo lentes de contato (dicke tinte image by Angelika Bentin from Fotolia.com)
  1. Aqueça a máquina de tingir e misture o corante com a solução. Despeje o corante na bandeja da máquina. As mais modernas são capazes de armazenar até nove bandejas de cores e geralmente são usadas ​​por grandes laboratórios. Elas normalmente têm um preço bastante elevado. Permita que a máquina aqueça o corante. Para as lentes adquirirem tonalidade e intensidade de cor, o corante deve estar muito quente.

  2. Coloque as lentes cortadas e com as bordas afiadas no suporte de lentes. Prenda-o ao redor da lente com segurança. Mergulhe cuidadosamente a lente no corante para tingir. Quanto mais tempo ela ficar no corante, mais escura e intensa a cor se tornará. Para um tom muito claro: deixe por menos de 45 segundos. Para coloração de intensidade média, deixe no corante por 1 a 2 minutos, dependendo da cor. Para uma coloração intensa muito escura ou óculos de sol, deixe no corante de 6 a 12 horas.

  3. Remova cuidadosamente as lentes do corante e abra as presilhas para soltá-las. Coloque em um pano branco e limpo para inspecionar a intensidade da cor em cada uma. Geralmente uma lente nunca adquire exatamente o mesmo tom da outra e se este for o caso, tente aproximar reinserindo a mais clara ao corante ou usando uma solução neutralizadora para descolorir a mais forte. Limpe os excessos com uma flanela macia.

  4. Para remover a cor de uma lente, simplesmente a mergulhe na solução neutralizante para remover ou tornar a cor menos intensa. Acompanhe o progresso do tingimento para se certificar de que você não está neutralizando a lente, fazendo com que ela fique clara novamente.

Dicas

  • Quando o corante adquire uma aparência lamacenta, é hora de trocá-lo. Isso irá garantir uma cor sempre vibrante e verdadeira.
  • Para criar uma cor específica, mergulhe a lente em 2-3 combinações diferentes para fazer uma personalização ou para suavizar a cor.
  • Para melhores resultados, use lentes CR39 não revestidas, pois o material poroso aceita corantes com facilidade.
  • Lentes de policarbonato ou materiais de alto índice não reagem bem ao corante e devem ser evitadas para o tingimento.

O que você precisa

  • Par de lentes CR-39 sem revestimento
  • Máquina de tingir
  • Suporte para lentes
  • Corante para lentes
  • Solução para lentes
  • Neutralizador
  • Pano de limpeza
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article