Mais
×

Como fazer tinta acrílica secar mais rápido

Atualizado em 19 julho, 2017

A tinta acrílica é um instrumento que muitos pintores usam para pinturas e projetos de cerâmica. Embora seja um meio versátil, tinta acrílica tem a tendência de levar algum tempo para secar. Se você está com pressa e precisa que sua tinta acrílica seque rapidamente, existem dois métodos que você pode usar para acelerar esse processo.

Instruções

Tinta acrílica vem em uma variedade de cores e tipos, cada uma leva um longo tempo para secar (acrylics image by Sirena Designs from Fotolia.com)

    Quadros

  1. Pendure sua pintura sobre uma superfície magnética localizada perto de uma tomada. Use ímãs para fixar a pintura na superfície. Os ímãs irão evitar que os cantos da pintura enrolem. Se os cantos enrolarem, isso pode fazer com que a tinta acrílica rache em alguns pontos.

  2. Conecte um secador de cabelos ou ventilador na tomada e aponte o aparelho para a pintura. Certifique-se de segurar o secador a pelo menos 3 ou 4 cm de distância da pintura, para não criar marcas de sopro ou chegar perto dos ímãs.

  3. Ligue o secador na temperatura mais baixa e use-o em um nível baixo de energia. Se usar uma definição de média para alta no secador de cabelos, você corre o risco de excesso de secagem na sua pintura, fazendo-a quebrar, ou pior, queimar a tela. Mova o secador de cabelos para trás e para frente lentamente em toda a imagem para secar a tinta. Os ímãs podem danificar o seu aparelho. Seque por de 5 a 10 minutos. Se você optar por usar um ventilador, configure-o na configuração mais baixa possível e deixe-o soprar na imagem por entre 10 e 15 minutos.

    Sem tela ou superfícies de papel

  1. Coloque o objeto sobre uma superfície plana de modo que ele esteja estável durante o processo de secagem. Verifique se o objeto está em uma área aberta para que ele não tombe em outro objeto, estragando, assim, o objeto pintado.

  2. Conecte um secador de cabelos a uma tomada. Mantenha o secador a pelo menos 8 cm de distância do objeto pintado em acrílico. Ao manter o secador a uma certa distância, você está certificando-se de que objeto não se mova ou caia durante o processo de secagem.

  3. Coloque o secador em uma configuração média e passe o secador, com um movimento circular, sobre o objeto pintado. Para objetos, use uma configuração mais alta, porque a tinta acrílica vai aderir à superfície melhor.

Aviso

  • Diluir sua tinta não só afeta sua consistência, mas também afeta o seu tempo de secagem. Tinta diluída seca mais lentamente, fazendo com que a conclusão do projeto seja mais demorada.

O que você precisa

  • Ventilador
  • Secador de cabelos
  • Ímãs
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article