Mais
×

Como usar tinta epóxi no chão de madeira

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A maioria dos artigos do tipo DIY (faça você mesmo) são projetos desafiadores, que também costumam usar materiais baratos em sua montagem, o que leva muitos a utilizarem materiais de projetos anteriores para fazer os novos. Geralmente, não é aconselhável usar essa teoria, mas há casos em que ela se enquadra perfeitamente. Se você deseja usar tinta epóxi no chão de madeira, é possível aplicá-la sem muito esforço. No entanto, existem alguns requisitos que precisam ser seguidos, ou você pode acabar tendo dificuldades, principalmente com a aderência.

Instruções

Pintura epóxi (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Lave o pó e a sujeira da madeira utilizando uma lavadora de pressão.

  2. Raspe qualquer tinta solta ou descamada usando uma espátula de metal. Ignore esse passo se a madeira não estiver pintada.

  3. Aplique selante no chão usando um pincel de 18 a 20 cm. Pinte da esquerda para a direita (ou de cima para baixo), seguindo os veios da madeira, sempre com cuidado para consertar qualquer respingo ou escorrimento.

  4. Espere o selante secar por pelo menos duas horas.

  5. Limpe o pincel com água morna.

  6. Despeje a tinta epóxi em um balde de 20 litros. Adicione o catalisador e agite a mistura cuidadosamente com uma vareta de madeira.

  7. Repita o Passo 3, aplicando a tinta epóxi por cima do selante.

Dicas

  • Se a madeira foi previamente pintada, você só precisa lixá-la. Não há necessidade de selar as áreas que já foram pintadas. No entanto, nunca tente pintar sobre madeira crua com tinta epóxi, ou então você poderá ter problemas com a aderência.
  • Você pode utilizar um rolo, se as áreas a serem pintadas forem muito grandes.

O que você precisa

  • Lavadora de pressão
  • Espátula de metal
  • Vareta de madeira
  • Selante de látex
  • Kit de pintura epóxi
  • Pincel de 18 a 20 cm
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article