Tinta de impressora é tóxica?

Escrito por hazel baker | Traduzido por ana carolina fernandes
Tinta de impressora é tóxica?
Impressora (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Diariamente, muitas pessoas usam e são expostas à tinta de impressora. No entanto, poucos sabem do que elas são feitas e se os seus ingredientes são tóxicos.

Toxicidade

A boa notícia é que, embora a tinta da impressora possa causar dor de estômago, se ingerida, ela não é fatal. Na maioria dos casos, nem sequer é necessário consultar um médico. Se a tinta manchar sua pele, ela não é mais nociva do que desenhar em si mesmo com uma caneta.

Composição da tinta de impressora

Tintas de impressora são uma combinação de umectantes, resinas, fungicidas, biocidas e surfactantes destilados. Elas podem ser à base de corantes ou de pigmentos. As pessoas geralmente preferem tintas pigmentadas , já que são à prova d'água e resistem ao desbotamento. Tintas à base de corantes, embora tenham cores mais brilhantes, demoram para secar e tendem a desaparecer mais rapidamente.

Descarte de cartuchos

Apesar das tintas de impressora serem atóxicas quando entram em contato com a pele ou se ingeridas, elas podem ser perigosas depois de descartadas, devido aos vários produtos químicos nelas contidos. Esses produtos químicos são muitas vezes considerados inflamáveis, corrosivos ou reativos, e maior parte do material de segurança fornecido pelos fabricantes de tinta de impressora inclui dicas para a eliminação segura desses produtos.

Programas de reciclagem

Existem muitos programas de reciclagem de cartuchos. Serviços disponíveis vão desde a eliminação segura simples e da reciclagem de cartuchos ao reembolso, programas de recompra e troca. Uma forma de reciclar e / ou eliminar de forma segura os seus cartuchos de tinta de impressora é contatar diretamente o fabricante, uma vez que a maioria deles tem programas em vigor e até mesmo fornece uma caixa para envio de seus cartuchos velhos.

Reutilização e reciclagem

Embora a tinta de impressora não seja tóxica, ela ainda pode liberar produtos químicos tóxicos para o meio ambiente se não for descartada adequadamente. Esse é um motivo para descartar os cartuchos corretamente e reciclar sempre que possível.