on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Quais tintas são seguras para pintar berços?

Existem tintas que podem ser aplicadas em berços de bebês, que podem ser tanto atóxicas, sem compostos orgânicos voláteis (sem COV), variações naturais ou uma combinação de todas essas. Independente do tipo, a tinta nunca deve conter chumbo para evitar possíveis problemas de envenenamento.

Algumas tintas podem ser usadas em berços (Image by Flickr.com, courtesy of Sang Trinh)

Tinta sem chumbo

A fabricação de tintas para casa que contenham chumbo já foi proibida no Brasil, mas é possível que alguns móveis mais antigos tenham sido pintados com esse tipo de tinta, como berços. Bebês que sejam colocados nesses móveis correrão um sério risco de sofrer intoxicação por chumbo, principalmente durante a dentição, quando poderão tentar morder partes da madeira.

Loading...

Tintas sem COV

Os gases emitidos no ar pelas tintas são, em muitos casos, decorrentes de produtos químicos chamados compostos orgânicos voláteis (COV). É comum sentir uma leve sensação de tontura enquanto a tinta seca no ambiente, o que é ocasionado muitas vezes pelos COVs. Essas substâncias químicas podem causar problemas de saúde. Em alguns casos, as tintas sem COV são chamadas também de "no VOC" ou "VOC Free".

Tintas naturais

As tintas feitas a partir de produtos naturais, como óleos vegetais, corantes minerais e laticínios são algumas das mais seguras para realizar a pintura de berços.

Tintas atóxicas

O termo "atóxico" pode estar relacionado a diversas definições. Ao escolher a tinta para o berço, procure saber quais são seus ingredientes e propriedades.

Onde encontrar

As tintas seguras para pintura de berços infantis podem ser encontradas em lojas especializadas e em materiais de construção.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...