Tipos de exaustores de teto para fogão

Escrito por rachel murdock | Traduzido por luigi bahia
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de exaustores de teto para fogão
Exaustores podem ajudar a diminuir o odor residual de frituras (Kitchen image by armanxo from Fotolia.com)

Exaustores de cozinha de teto são chamados cooktop ou simplesmente exaustores. Estes exaustores são geralmente utilizados sob fogões centralizados na cozinha, balcões ou qualquer lugar onde um exaustor comum não é prático ou adequado.

Outras pessoas estão lendo

Exaustores centrífugos

Os ventiladores dentro dos exaustores podem ser de dois tipos diferentes. O ventilador centrífugo é o mais poderoso desses tipos. Este tipo lembra uma roda de hamster. Capaz de mover grandes quantidades de ar dependendo do tamanho, este tipo de ventilação pode empurrar o ar por longos dutos de exaustão.

Exaustores axiais

Exaustores axiais parecem muito com ventiladores de teto com pás e um cerne. Este exaustor é menos caro do que modelos centrífugos, mas não deslocam tanto ar. O ventilador precisa mover 120 centímetros cúbicos de ar por minuto para cada 30 cm lineares de chama do fogão. Portanto, na situação de um fogão padrão um exaustor precisa deslocar pelo menos, 120 cm de ar. Se o ventilador está no topo dos dutos de ventilação, terá de ser ainda mais poderoso, portanto, um ventilador axial pode não ser o suficiente.

Materiais do exaustor

Exaustores estão cada vez mais variados, com desenhos elegantes, modernos, menos intrusivos e menores. Eles podem ser encontrados em latão, cobre, aço, aço inoxidável, com acabamento em madeira, com detalhes em vidro temperado e revestimentos de muitas cores. O depósito, ou cavidade oca, que mantém o ar até que o ventilador possa movê-lo, está cada vez mais fino e mais elegante. Entretanto, isso funciona para fins de beleza e nem sempre resulta no melhor desempenho. Investigue se o fabricante ajustou a funcionalidade conjuntamente com o design.

Exaustores embutidos

Para aqueles que querem evitar o custo, aparência ou interferência de um exaustor que se estende do teto, um exaustor embutido pode ser a solução ideal. Você vai precisar de muito espaço no sótão além de um grande ventilador centrífugo. Leve em conta a altura do teto, e instale um exaustor grande o suficiente para lidar com a fumaça e os vapores produzidos pela cozinha. De acordo com a designer de cozinha Peggy Deras, fumaça ou vapor a partir de um cooktop espalha-se 10 cm, a cada 75cm que sobe. Portanto, quanto maior for a distância do fogão, maior deve ser o exaustor. Você pode construir uma extensão apartir teto para instalar o ventilador.

Exaustores retráteis

Muitos proprietários não gostam da aparência de um grande exaustor. Coberturas retráteis tem "asas" que se estendem para fora dos lados do exaustor quando ele está em uso. Estas asas cobrem o espaço extra do fogão para capturar toda a fumaça e vapor, mas retraem-se quando o aparelho não estiver em uso para um perfil mais elegante.

Exaustores engavetados

Uma alternativa para exaustores de teto é um exaustor engavetado. Estes eliminam a necessidade de instalações no teto, em vez disso ventilando o ar para baixo e para fora. Exaustores engavetados geralmente não oferecem energia suficiente para direcionar adequadamente o os vapores, de modo que são adequados especialmente para os cooktops a gás.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível