×
Loading ...

Tipos de linhas artísticas

Atualizado em 22 julho, 2017

Como um dos elementos da arte, a linha é uma ferramenta essencial no desenho. Ela pode expressar emoções, criar a profundidade ou definir um espaço. Todo artista iniciante deve dominar essa técnica, antes de passar para técnicas mais complexas.

Como um dos elementos artísticos, a linha é uma ferramenta essencial no desenho (Elizabeth Beeson, Zdenek Sykora)

Linhas de contorno

Linhas de contorno definem o contorno de uma área. Por exemplo, para desenhar uma maçã, pode-se fazer um contorno claro e firme do desenho e como o contorno das sombras dentro dele.

Loading...

Linhas expressivas

As linhas expressivas transmitem emoção baseada em seu caráter e profundidade. Esse tipo de linha é frequentemente encontrada em obras expressionistas abstratas. Entretanto, as linhas de expressão também podem ser usadas para pontuar uma ideia ou uma emoção em obras de representação.

As linhas expressivas transmitem emoção baseada em seu caráter e profundidade

Linhas de sombreamento

O sombreamento é um método usado com linhas em que o artista desenha-as paralelamente, para expressar a ideia de sombra. Quanto mais próximas as linhas forem desenhadas, mais escura a sombra aparecerá.

Linhas de sombreamento cruzado

Sombreamento cruzado é um segundo conjunto de linhas paralelas desenhadas interseccionando o primeiro conjunto. Assim como o sombreamento, quanto mais próximas forem as linhas, mais escura a sombra aparecerá.

Linha implícita

Uma linha implícita é criada colocando os elementos dentro da composição em um padrão linear. A linha real não é visível, mas a ideia é transmitida pelos sujeitos dentro da obra de arte.

Combinando os estilos de linhas

Pode-se combinar diferentes tipos de linha dentro de uma obra de arte.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...