Que tipos de manchas invisíveis podem ser detectadas pela luz negra?

Escrito por shelley moore | Traduzido por augusto morgante
Que tipos de manchas invisíveis podem ser detectadas pela luz negra?
A luz negra pode fazer com que alguns tipos invisíveis de mancha tornem-se visíveis ao olho humano (Getty Images/Getty Images News/Getty Images)

A luz negra produz radiação ultravioleta, o que pode fazer com que alguns tipos invisíveis de mancha tornem-se visíveis ao olho humano. As ondas ultravioletas reagem com o fósforo em certas substâncias orgânicas, iluminando suas moléculas fluorescentes.

Vaselina

Sob a luz negra, a vaselina adquire um brilho azul claro. Normalmente, ninguém sai à procura de manchas invisíveis de vaselina, mas pode ser divertido mostrar esse efeito às crianças.

Resíduos de sangue

Resíduos de sangue podem tornar-se visíveis sob luz negra mesmo após terem sido lavados. Quando iluminados por radiação ultravioleta, eles tornam-se cerca de 4 vezes mais escuros que o normal, adquirindo uma coloração quase preta.

Urina

A luz negra revela manchas de urina, o que pode ser útil quando você estiver sentindo o odor de xixi de gato ou de cachorro em sua casa, mas não consegue descobrir de onde ele está vindo. A urina apresenta um brilho amarelo claro ou amarelo-esverdeado quando iluminada por luz negra.

Saliva e sêmen

Manchas de sêmen e de saliva também apresentam brilho amarelo claro ou amarelo-esverdeado quando colocados sob luz ultravioleta.

Um olhar de especialistas

Com o auxílio de luz negra, uma equipe do programa de televisão norte-americano "ABC News Primetime" investigou a limpeza de 20 hotéis nos Estados Unidos. Os resultados revelaram traços de sêmen ou de urina em todos os quartos inspecionados, até mesmo nos hotéis cinco estrelas mais caros.