Quais tipos de organismos podem ser vistos em um microscópio escolar?

Escrito por jake essene | Traduzido por rafael reis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais tipos de organismos podem ser vistos em um microscópio escolar?
Um microscópio escolar padrão (microscope image by Goran Bogicevic from Fotolia.com)

Observar o mundo oculto das formas de vida microscópicas pode ser excitante e esclarecedor. Um microscópio óptico padrão usado em salas de aula do ensino médio e fundamental é, muitas vezes, poderoso o suficiente para revelar uma variedade de organismos microscópicos, como líquens, cocos e oxiúros. As amostras devem ser cuidadosamente colocadas em uma lâmina e, então, sob as lentes do microscópio. Certifique-se de lidar com o microscópio e com as amostras usando o protocolo de laboratório correto.

Outras pessoas estão lendo

Líquens

O líquen é composto de algas e fungos vivendo juntos como um organismo. A forma mais comum de líquen é encontrada crescendo em árvores. Ele aparece, muitas vezes, como uma substância crespa, verde acinzentada se projetando para fora da árvore, mas também pode crescer horizontalmente. Um pequeno pedaço de líquen, solto de uma árvore ou pedra e colocado em uma lâmina, serve como uma boa amostra para um microscópio escolar. Se a sua amostra de líquen estiver muito quebradiça, poderá amaciá-la mergulhando-a brevemente na água.

Coco

É possível ver os cocos, que são pequenas células circulares, no iogurte. São as bactérias que dão ao iogurte o seu gosto ácido e sua textura cremosa. Para criar uma boa amostra de microscópio, use uma pequena pipeta de vidro para despejar uma pequena gota de iogurte com uma gota de água destilada na lâmina. Quanto mais fino (ralo) for o iogurte, melhor será a sua visualização dos cocos.

Oxiúros

Oxiúros são comumente encontrados em crianças e possuem a parte traseira longa e pontuda. Um verme macho adulto pode crescer até 4 mm de comprimento, enquanto que uma fêmea adulta pode atingir de 8 a 13 mm. Uma amostra de vermes pode ser obtida retirando os corpos para fora da pele usando fita adesiva e depois prendendo a fita a uma lâmina. Tenha cuidado ao manusear vermes, uma vez que ingeri-los pode causar uma infestação.

Protozoários

Os protozoários são organismos microscópicos de espécie animal. Várias formas de protozoários são quase sempre encontradas em água doce. A água contendo uma tonalidade esverdeada sinaliza a presença de protozoários. Uma amostra da água pode ser retirada usando uma pipeta e apenas uma gota sobre a lâmina será suficiente. Se observar os protozoários pelo microscópio por tempo suficiente, você poderá vê-los se reproduzindo. A cena se parecerá com um protozoário se dividindo em dois.

Levedura

A levedura é normalmente adicionada à massa do pão para fazê-la crescer. A levedura vive fora das substâncias orgânicas. Sob o microscópio, as plantas de levedura se parecerão com pequenas estruturas em formato de ovo. Você pode obter um bolo com levedura na maioria das padarias. Corte um pequeno pedaço do bolo e misture-o com água até que ele adquira uma consistência pastosa. Adicione uma minúscula porção de açúcar e um pouco mais de água à levedura e, então, use uma pipeta de vidro para despejar uma pequena quantidade desse líquido sobre a lâmina.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível