Tipos de perda de cabelos em mulheres

Escrito por aja rivers | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de perda de cabelos em mulheres
A alopécia pode ocorrer em algumas regiões ou em todo o couro cabeludo (Photo by Who at Wikimedia Commons: Alopecia Areata)

Nas mulheres, a perda de cabelo, ou alopécia, varia de mera diminuição do cabelo à calvície completa em algumas áreas ou em todo o couro cabeludo. Assim que notar diminuição no volume dos fios ou pequenas áreas de calvície, é importante procurar orientação médica e verificar se existe alguma doença subjacente causando o problema. Existem vários tipos de perda de cabelo em mulheres, e a maioria é tratável.

Outras pessoas estão lendo

Calvície hereditária ou feminina

A calvície hereditária ou comum, também conhecida como "alopécia feminina", é genética. Ela é herdada da mãe ou do pai e é causada pelas enzimas aromatase e 5-a redutase, que estão ligadas à produção do hormônio dihidrotestosterona (DHT), responsável pelo encolhimento dos folículos pilosos. As mulheres com calvície hereditária podem não responder bem ao tratamento com medicamentos que bloqueiam o DHT para tratar a calvície masculina, tais como o Propecia, devido à presença do hormônio feminino aromatase.

Telogen Effluvium

Esse tipo de queda de cabelo difusa em mulheres está relacionado à alguma condição médica subjacente ou trauma. Os fatores comuns que desencadeiam esse problema são parto, menopausa, doenças da tireoide, lúpus, anemia, bulimia, desnutrição, líquen plano, infecção, cirurgia ou estresse agudo. O telogen effluvium começa geralmente depois de seis semanas a três meses da ocorrência da doença ou do evento causador. Na maioria dos casos é reversível, já que está condicionado à cura do problema ou trauma, mas pode se tornar uma condição crônica com desencadeadores individuais.

Anagen Effluvium ou queda de cabelo induzida pelo uso de medicamento

A quimioterapia é responsável pelo anagen effluvium nas mulheres, um tipo difuso de perda de cabelo. A quimioterapia se manifesta rapidamente dividindo as células do corpo, incluindo os folículos capilares na fase em que estão crescendo. O grau da perda de cabelo por anagen effluvium varia, mas geralmente provoca a calvície completa. O cabelo torna a crescer uma vez que o tratamento quimioterápico termina. A perda de cabelo também é um efeito adverso provocado por vários medicamentos, incluindo alguns anticoagulantes, diuréticos, anti-inflamatórios, antidepressivos e contraceptivos orais e também medicamentos para doenças da tireoide, hipercolesterolemia, convulsões, gota e hipertensão arterial.

Perda de cabelo localizada

A perda de cabelo localizada ocorre devido a cirurgias faciais, como o lifting facial e a reconstrução de ferida. A alopécia por tração ou cicatricial é um tipo específico de perda capilar localizada causada pelo hábito de prender o cabelo muito apertado, puxando continuamente os folículos. Frequentemente, as mulheres que usam trancinhas, tranças, rabos de cavalo e apliques sofrem de alopécia por tração. A tricotilomania é outro tipo de perda de cabelo localizada causada pelo ato compulsivo e de fundo emocional de puxar cabelo. O tratamento psiquiátrico imediato pode ajudar as mulheres que sofrem desse distúrbio psicológico.

Alopécia triangular

A alopécia triangular ocorre logo na infância e apresenta-se como uma perda de cabelo na área da têmpora. O grau de perda capilar nessa região varia e é tratada com medicação e implantes cirúrgicos. A causa da alopécia triangular é desconhecida.

Alopécia aerata

A alopécia areata é um distúrbio auto-imune que provoca a súbita perda de cabelo formando placas circulares na pele normal. É um tipo não cicatricial e genético que é tratado com injeções de esteroides. O diagnóstico rápido, feito por um médico dermatologista, pode ajudar a evitar que mais placas calvas apareçam.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível