Tipos de placas de gesso

Escrito por jan weiss | Traduzido por gabriel tomicioli da silveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de placas de gesso
Instalação e enquadramento de painéis de gesso (construction image by jcpjr from Fotolia.com)

A placa de gesso é um produto também conhecido como painel de gesso e é utilizado como placas de paredes em construções residenciais e comerciais. Essas placas geralmente têm um papel resistente e incombustível de cada lado, o que significa que é à prova de fogo. Existem diferentes tipos de placas de gesso para diferentes fins, como por exemplo, a de um banheiro que é muito úmido será um tipo diferente de uma que é usada para salas, quartos e escritórios. Certifique-se de saber onde irá usá-la antes de sua compra e armazene-a em um lugar plano e seco para evitar deformações.

Outras pessoas estão lendo

Uma alternativa verde

Os construtores podem escolher placas de gesso sustentáveis, algumas são resistentes ao fogo e revestidas por papel 100% reciclado na parte da frente e por papel de revestimento na parte de trás. Essa placa tem 1,6 cm de espessura e está disponível em vários comprimentos para personalizar os trabalhos de construção. Funciona bem em espaços residenciais e comerciais, e serve para tetos e paredes. Os construtores podem escolher parafusos, pregos ou cola para fixá-la à madeira ou à estruturas de metal. Através de certificados de construção sustentável, esse produto pode ser avaliado para uso em escolas e em edifícios sustentáveis. Os fabricantes recomendam manter esse produto seco, para impedir o crescimento de bolor. Também não é aconselhável que a placa seja armazenada por longos períodos de tempo e recomenda-se usá-la logo após ser adquirida.

Reforçada

Algumas placas de gesso são reforçadas com fibras de vidro, que oferecem melhor proteção contra incêndio e tornam o produto mais forte. O núcleo é resistente ao fogo, bem como o papel que envolve o produto na parte dianteira e traseira; adicionalmente, este papel é 100% reciclado. Geralmente essas placas têm 1,6 cm de espessura e vêm em larguras de 1,20 e 1,35 metros, e comprimentos que variam de 1,8 a 4,8 metros. O fabricante recomenda que todas as placas devem ser armazenadas em local plano e seco para evitar deformação e possível crescimento de fungos. Além do tratamento de parede padrão, também podem ser utilizadas como uma barreira térmica para a construção do telhado. Como o papel usado para cobrir o lado de fora é de uma cor clara, essa placa acomodará facilmente os tratamentos decorativos.

Melhoramento acústico

Também há placas de gesso para projetos em que a qualidade do som é fundamental. Esse produto tem 1,6 cm de espessura e é acusticamente melhorado com uma camada de polímero colocada entre duas peças de gesso de alta densidade. São altamente cotados para amortecimento de som e são testados por um laboratório acústico. A instalação dessas placas é como a instalação das outras placas de gesso, e todas têm bordas afiladas para facilitar o reforço das juntas com fita e composto adesivo. Algumas são projetadas para oferecer um molde superior e resistência à ferrugem. O fabricante recomenda aplicar uma tinta primer antes de qualquer pintura decorativa, e a superfície deve estar limpa e livre de poeira. Com exceção da instalação, evite penetrar objetos na placa sempre que possível para obter o melhor desempenho do produto.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível