Mais
×

Tipos de plástico PVC

Atualizado em 29 março, 2018

Cloreto de polivinila, comumente chamado de PVC, é o tipo de plástico mais utilizado para fazer tubos. Alterações no processo de fabricação do PVC podem alterar o plástico produzido, o que resulta em diferentes tipos de tubos, que podem ser então utilizados para uma grande variedade de aplicações.

Existe uma ampla variedade de tamanhos e formas de tubos de PVC (te en PVC 45° (2) image by Marie-Thérèse GUIHAL from Fotolia.com)

Tipos

O PVC-U é o tipo mais usado de tubo de PVC. Neste PVC "não plastificado", a estrutura da molécula é aleatória para fornecer uma força uniforme em todo o tubo. O PVC-O é feito através de um processo que alinha as moléculas do plástico em um padrão circular para manter a força do tubo, enquanto torna-o mais fino. Usado principalmente na Europa e na Austrália, o tubo de PVC-M é modificado para que o impacto no tubo seja espalhado para aumentar a sua resistência à quebra.

Usos

Tubos de PVC são versáteis e podem ser usados em esgotos, equipamentos de irrigação, canos principais e de distribuição de água. O PVC também é comumente usado como conduíte para a fiação elétrica, e o PVC dobrado pode ser usado para substituir o revestimento em tubos antigos de metal.

Codificação de cores

Ao contrário da crença popular, não existe um sistema de código de cores oficialmente usado para especificar o uso do tubo de PVC. É comum que os canos verdes sejam utilizados para esgotos, azuis para água fria, brancos para drenagem e cinzas para fins industriais. Entretanto, esse esquema de cores não é universal, e nunca deve-se presumir que foi usado em um determinado projeto.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article