×
Loading ...

Como fazer uma toalha de mesa de crochê

Tolhas de mesa de crochê rendado não são difíceis de fazer, mas consomem muito tempo. A recompensa do tempo investido no trabalho de fazer medalhas de crochê ou intermináveis rodinhas é um produto final duradouro que pode ser passado de geração em geração. Cada toalha tem um modelo de ponto diferente, mas existem algumas estratégias básicas que deixam seu trabalho mais fácil e recompensador.

O crochê rendado não é difícil de fazer (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Preparação

Compre todos os novelos necessários de uma vez só para que não haja diferença de textura e cor, o que acontece mesmo com a cor branca. Se você estiver fazendo o trabalho total, invista em um contador de carreiras para que não perca a conta das carreiras. Faça um teste para saber a tensão do seu ponto. A tensão determina quantos pontos você faz em uma determinada extensão. Cada pessoa trabalha de uma forma diferente, o que pode influenciar na tensão do ponto, que, por sua vez, pode ser diferente da tensão recomendada na receita. A tensão dos pontos varia de pessoa para pessoa. Faça 25 centímetros do ponto principal e conte o número de pontos por centímetro. Se for diferente do número de pontos recomendados, troque sua agulha por uma maior, ou menor, e repita o trabalho até que o número recomendado seja alcançado.

Loading...
Fique atento à tensão do ponto (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Fazendo uma toalha de mesa em uma só peça: carreiras

Se você estiver trabalhando em uma toalha em carreiras, use um contador de carreiras para que você não perca a conta e saiba em que parte você está. Se estiver trabalhando com um gráfico de crochê filé, vá riscando as carreiras que você já fez.

Cuidado para não perder a conta das carreiras (Steve Mason/Photodisc/Getty Images)

Toalha de mesa por etapas

A cada círculo concluído é necessário que você aumente os pontos para que o trabalho continue plano. Num modelo quadrado ou retangular, o aumento é feito nos cantos. Em um modelo redondo o aumento é feito ao redor de todo o círculo. Puxe um pedaço de fio colorido pelo primeiro ponto, assim você saberá quando chegar ao final de cada aumento.

Passe um fio colorido pelo primeiro ponto (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Unindo motivos de crochê

Leia toda a instrução para saber se você saberá montar a toalha. Existem três métodos básicos para fazer uma toalha de crochê: trabalhar na peça como um todo; fazer todas as peças separadamente e depois uni-las ao final; ou uni-las conforme as partes são terminadas. Se o modelo tem motivos de tamanhos diferentes que serão unidos ao final, guarde-os em saquinhos separados, assim será mais fácil encontrá-los. Quando todos os motivos estiverem prontos, coloque-os em uma superfície plana e verifique o tamanho e a montagem. Se não for especificado o método de montagem, una os motivos com alfinetes, depois costure-os em tiras e, então, una as tiras. Arremate com o ponto indicado.

Una os motivos com alfinetes (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...