Mais
×

Como Fazer uma Toalha de Uva em Crochê de Ponto Pipoca

Atualizado em 23 março, 2017

Uma das melhores coisas sobre crochê é a possibilidade de criar formas e padrões complexos do nada, através do fio e da agulha. O ponto, chamado de Pipoca, permite que se crie bolinhas em alto relevo que se agrupam. Estas bolinhas, quando agrupadas corretamente, assemelham-se à uvas. Crochetar uma uma toalha de mesa em ponto pipoca, formando uvas, pode ser feito através de vários quadrados da vovó ou pequenos quadrados padrões, que quando crochetados juntos criam o produto final.

Instruções

Crie uma toalha de mesa com uvas usando nada mais que agulha de crochê e lã (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

    Instruções

  1. Passo 1

    Faça um nó simples, depois faça uma correntinha com 5 pontos.

  2. Passo 2

    Comece o ponto pipoca mais próximo da agulha, fazendo 5 pontos alto. Solte o ponto, e em seguida pegue o primeiro ponto alto deslizando a agulha de frente pra trás. Pegue o ponto que acabou de soltar e puxe-o através do outro ponto. Isto criará a primeira bolinha ou uva.

  3. Passo 3

    Insira a agulha na primeira correntinha e crie um círculo, conectando o último ponto da uva com o ponto baixíssimo. Este é o ponto de partida do quadrado da vovó.

  4. Passo 4

    Faça mais dois pontos correntinha, em seguida, repita o processo do ponto pipoca no terceiro ponto para fazer outra uva do cacho. Repita este procedimento com o quarto ponto e depois dê mais um ponto. Circule duas vezes o ponto alto.

  5. Passo 5

    Faça duas correntinhas, em seguida, faça o ponto pipoca no terceiro, quarto e quinto ponto para criar mais uvas. Pode-se criar através do ponto pipoca qualquer arranjo de uvas que preferir.

  6. Passo 6

    Faça duas correntinhas, depois três pontos alto em um círculo. Repita este procedimento novamente, fazendo em seguida mais duas correntinhas e junte-as à primeira correntinha com o ponto baixíssimo.

  7. Passo 7

    Faça um quadradinho de crochê, em seguida duas correntinhas e vire o trabalho já feito. Acrescente dois pontos altos, duas correntinhas e mais três pontos alto. Isso vai fazer um canto do quadrado da vovó. Costure uma correntinha e três pontos alto, depois mais duas correntinhas e três pontos alto novamente para fazer o próximo canto. Repita esse processo mais duas vezes para concluir os quatro cantos do quadrado.

  8. Passo 8

    Faça uma correntinha e conecte com o ponto mais próximo da borda usando um ponto baixíssimo. Continue a adicionar carreiras e cantos, utilizando o método de fazer quadradinho, adicionando cadeias até que atinja o tamanho do quadrado da vovó que desejar.

  9. Passo 9

    Repita o processo para fazer os quadradinhos da vovó, utilizando o ponto pipoca para fazer as uvas, até que obtenha quadrados suficientes para fazer uma toalha do tamanho que desejar. A quantidade de quadrados varia de acordo com o tamanho da mesa e dos quadrados.

  10. Passo 10

    Junte os quadrados para completar a toalha de mesa. Crochete-os nas laterais usando uma agulha de tapeçaria e lã na cor correspondente.

Dicas

  • Se desejar crochetar um menor número de quadrados, faça os maiores para que cubram mais espaço.

O que você precisa

  • Fio de lã médio
  • Agulha de crochê 5mm
  • Tesoura
  • Agulha de tapeçaria
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article