Mais
×

Como tocar "Fur Elise"

Atualizado em 20 julho, 2017

Tocar "Fur Elise" no piano requer o conhecimento dos fundamentos deste instrumento. Saber associar as teclas às notas, ter conhecimento básico de como dedilhar e desenvolver a capacidade de tocar com cada mão separadamente antes de tocar com ambas é essencial para aprender esta música. "Fur Elise" é uma música relativamente simples que um pianista moderadamente habilidoso pode aprender com pouco esforço. Trata-se de uma boa música para pianistas de nível intermediário por não ter dedilhados complicados ou acordes difíceis.

Instruções

"Fur Elise" é uma música escrita para o piano por Beethoven. (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Aprenda os nomes das notas na clave de sol. A clave de sol possui cinco linhas e quatro espaços. Começando da linha inferior, as linhas são mi (E), sol (G), si (B), ré (D) e fá (F). Os espaços são fá (F), lá (A), dó (C) e mi (E).

  2. Memorize os nomes das notas na clave de fá. Começando pela parte inferior, as linhas são sol (G), si (B), ré (D), fá (F) e lá (A). Os espaços são lá (A), dó (C), mi (E) e sol (G).

  3. Associe os nomes das notas às teclas do piano. As teclas pretas são sustenidos ou bemóis: o grupo de duas teclas é composto por dó sustenido (ou ré bemol) e ré sustenido (ou mi bemol); o grupo de três teclas é composto por fá sustenido (ou sol bemol), sol sustenido (ou lá bemol) e lá sustenido (ou si bemol). As teclas brancas começam com o dó antes do grupo de duas teclas pretas e continua segundo a escala musical: dó, ré, mi, fá, sol, lá e si.

    O piano é composto por teclas pretas e teclas brancas. (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  4. Encontre o dó (C) médio. O dó (C) médio é o dó (C) mais próximo do centro do piano.

  5. Atribua números a seus dedos, colocando ambas as palmas das mãos para baixo, à sua frente. Os números vão de um a cinco. Comece com os polegares e continue atribuindo no sentido dos dedos mínimos. Neste sistema, os polegares são um, os indicadores são dois, os dedos médios são três, os anelares são quatro e os dedos mínimos são cinco.

  6. Baixe a partitura de "Fur Elise" com os dedilhados corretos. Aprenda a tocar na clave de sol com a mão direita utilizando, inicialmente, os dedilhados como eixo. A primeira nota de "Fur Elise" é um cinco e inicia em mi (E). O mi (E) correto é duas oitavas logo acima do dó (C) médio. Quando possível, use um dedo para cada nota e evite movê-los, exceto quando um novo dedilhado surgir na música.

  7. Em seguida, aprenda a parte da clave de fá com a mão esquerda. Quando um dedilhado não estiver listado, utilize o dedo mínimo para a primeira nota. Pratique com a mão esquerda até ser capaz de tocar sem pausas.

  8. Pratique simultaneamente com as duas mãos, inicialmente num ritmo lento. Aumente o ritmo gradualmente até ser capaz de tocar com ambas as mãos.

O que você precisa

  • Partitura de "Fur Elise"
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article