Mais
×

Como tocar guitarra feito David Gilmour

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

David Gilmour é mais conhecido por ser guitarrista do Pink Floyd. Gilmour também obteve sucesso no mundo solo e fazendo parcerias com outros artistas. Seu estilo suave e melódico além de seus solos precisos e simples fazem do estilo e do timbre de Gilmour uns dos mais fáceis de reconhecer no rock. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a tocar como David Gilmour.

Instruções

Toque guitarra como David Gilmour
  1. Aprenda a fazer “bend” (esticar a corda com o dedo para aumentar o tom tocado), “re-bend” e mais “Bend” ainda. Uma das coisas que fazem com que os solos de Gilmour sejam cativantes é o uso de bends. Ele muitas vezes faz o Bend de uma nota, segura e depois a estica até que alcance outra nota ou vai ainda mais além. Ouça a música “Money” para ter uma ideia do estilo de bend de Gilmour.

  2. Mantenha as coisas simples e faça com que cada nota se destaque. Gilmour é capaz de tocar com uma técnica de alta velocidade, mas não é conhecido por tocar solos incrivelmente rápidos. Em vez disso, ele escolhe notas e ritmos que realmente acentuam seu estilo e que se encaixam na música. Então, em vez de tentar tocar o mais rápido possível, considere o uso melodias interessantes e complexas para seus solos. Sentimento e emoção são tão importantes quanto velocidade e estilo. Ouça os solos de "Comfortably Numb" para conhecer um solo clássico de Gilmour.

  3. Use seu tremolo e vibrato. Outra característica de Gilmour que é difícil de reproduzir é sua habilidade de acrescentar vibrato às notas quando faz “Bend”. Ele faz isso usando o tremolo em vez de sua mão esquerda para obter vibrato. É preciso de prática para fazer com que isso soe corretamente, mas, depois que você pegar o jeito, você irá acrescentar uma nova dimensão ao seu modo de tocar guitarra.

  4. Coloque suas pick-ups na posição de guitarra base. Em vez de usar as pick-ups para solo, Gilmour muitas vezes muda para a pick-up do braço para tocar seus solos. Isso dá um som mais cheio aos solos e com o uso de mais efeitos, faz com que sua guitarra soe imensa.

  5. Coloque efeitos no seu som. Gilmour usa uma ampla gama de efeitos, por isso um bom ponto de partida é o fuzz, distorção e pedal de wah. Também certifique-se de ter um bom reverb e compressor a altura daqueles solos. Por um lado, é quase impossível conseguir todos os efeitos que o Gilmour usa, já que muitos deles não são mais fabricados, mas o guitarrista declarou que as pessoas podem chegar perto de seu som com uma grande variedade de pedais da marca Boss.

  6. Toque com o equipamento do Gilmour. A guitarra mais característica de Gilmour é uma Fender Stratocaster preta. Sua guitarra é modelo USA '57 Vintage Reissue Strat, mas qualquer Stratocaster pode fazer com que você se aproxime do que ele usa. Ele também utiliza amplificadores e gabinetes Marshall e alguns outros amplificadores alto falantes.

Dicas

  • Experimente com seu som. Pink Floyd é uma banda de sonoridade única devido a sua experimentação. Gilmour com frequência manipula o som de sua guitarra para que ela soe como outra coisa, como alguém gritando, por exemplo. Seja criativo.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article