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Como tomar banho de sol para ter um saúde melhor

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O sol adquiriu uma má reputação. O banho de sol pode melhorar sua saúde, ajudando a reduzir o risco de alguns tipos de câncer, a dormir à noite, diminuindo os sintomas respiratórios de asma e os níveis de estresse, e acelera a cicatrização. Isso é por causa da vitamina D produzida pelo seu corpo enquanto você estiver no sol. A melhor maneira para se bronzear com segurança é seguindo estes passos.

Instruções

O sol pode fazer muito bem a sua saúde, basta saber como aproveitá-lo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Tomar sol entre as sete e nove horas durante o verão. O sol está totalmente brilhante e não muito quente durante este tempo. Isso maximiza os benefícios para a sua saúde.

  2. Mesmo durante o inverno, evite o sol entre as 10 e 14 h. Dermatologistas afirmam que se bronzear no inverno faz bem, uma vez que o sol não é tão quente. Os dias são mais curtos no inverno, por isso o sol após as 14 h já não é nocivo como no verão.

  3. Trabalhe na exposição ao sol gradualmente, adicionando mais alguns minutos de cada sessão para que você não acabe ficando com uma queimadura solar. Comece com cerca de cinco minutos e vá aumentando cinco minutos por dia até chegar a uma hora.

  4. Use óculos escuros quando necessário, como para dirigir. Mas quando você estiver se bronzeando para melhorar a saúde, é melhor fechar os olhos e deixar que a luz benéfica penetre através de suas pálpebras.

  5. Evite tomar sol entre 10 e 14 h durante os meses de verão. Estará muito quente e o sol estará mais propenso a causar uma queimadura.

  6. Use protetor solar quando for ficar ao sol por um longo período de tempo, onde houver risco de você se queimar. Não use-o quando estiver se bronzeando para fins de saúde, ficando ao sol por uma hora ou menos.

Dicas

  • Pessoas que não podem sair regularmente necessitam equipar suas áreas de trabalho com luminárias de espectro total.
  • Tente sair ao sol por pelo menos 20 minutos, mas o ideal é de uma hora para conseguir o máximo de benefícios de saúde.
  • Os especialistas recomendam um mínimo de 1.000 unidades de vitamina D por dia. A maioria de nós chega a cerca de 200 com a comida, e um adicional de 400 através de suplementos. Você pode obter 1.000 unidades de vitamina D passando 10 minutos ao sol no meio do dia, com seus braços e face exposta.
  • Exposição à luz solar seguindo essas diretrizes também pode ajudar as pessoas a superarem a depressão de inverno, conhecida como Transtorno Afetivo Sazonal (TAS).

Aviso

  • Esteja ciente de seu tipo de pele. Se você for de pele clara, deve aumentar a sua exposição de forma mais gradual do que aquelas com pele mais escura.
  • Não olhe diretamente para o sol, pois isso pode causar danos aos seus olhos.
  • Limite a exposição ao sol de modo que você não tenha uma queimadura solar. As queimaduras são causadoras de câncer de pele.
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